CRLV de veículos com finais de placa 1,2 e 3 passará a ser cobrado a partir de sexta-feira

Os que desejam regularizar a documentação, podem participar do mutirão realizado pelo Governo para auxiliar os motoristas

Por Matheus Valadares

29/08/2023 15h31 - Atualizado há 10 meses

A partir desta sexta-feira, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2023 passará a ser exigido para os veículos com finais de placa 1, 2 e 3. Os motoristas que forem abordados transitando com a documentação atrasada podem sofrer punições como, até sete pontos na carteira, remoção do veículo ao pátio de Detran e multa de R$ 293,47.

 

Os que desejam regularizar a documentação, podem participar do mutirão realizado pelo Governo para auxiliar os motoristas. Basta acessar o site e clicar na opção "Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado". Um formulário deverá ser preenchido com as informações do veículo e verificar o que falta para emissão de licenciamento.

Trânsito de veículos no trecho urbano da BR-381, em Ipatinga. Foto: Matheus Valadares/Plox.

 

O que é preciso para ter o CRLV 2023

Para ter acesso ao CRLV 2023, é preciso que seja efetuado o pagamento do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório anterior a 2021, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas devem estar regularizados e quitados. 

Confira o calendário completo

Número final da placa    Mês de referência      Início da exigência

1, 2 e 3                                     Agosto                        1º de setembro

4, 5 e 6                                    Setembro                    1º de outubro

7, 8, 9 e 0                                Outubro                       1º de novembro

Destaques