Fundo 4UM vence leilão de concessão da BR-381, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares

A concessão promete transformar a infraestrutura da rodovia, conhecida popularmente como “rodovia da morte” devido aos altos índices de acidentes fatais.

Por Plox

29/08/2024 13h31 - Atualizado há 4 meses

O fundo paranaense 4UM, Fundo de Investimentos em infraestrutura de Responsabilidade Limitada, venceu o leilão de concessão da BR-381, rodovia que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, em Minas Gerais. O leilão, realizado pelo Ministério dos Transportes nesta quinta-feira (29), aconteceu na B3, em São Paulo, com a presença do ministro Renan Filho e teve início às 14h. A concessão promete transformar a infraestrutura da rodovia, conhecida popularmente como “rodovia da morte” devido aos altos índices de acidentes fatais.

Foto:  DNIT/ Divulgação

Com a concessão da BR-381, serão investidos mais de R$ 9 bilhões ao longo de 30 anos, visando a melhoria da segurança e trafegabilidade da rodovia. As obras previstas incluem a duplicação de 106 quilômetros, adição de 83 quilômetros de faixas adicionais, correção de 51 trechos de traçado, além da instalação de áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

 

 

Leilão e concorrentes

A abertura das propostas contou com a participação do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão. Dois consórcios participaram da disputa: o consórcio 4UM, formado pelas famílias Malucelli, Salazar e Federmann, que são acionistas das empresas MLC, Aterpa e Senpar, e outro consórcio formado pela financeira Opportunity e a operadora Monte Rodovias.

 

Gestores do Fundo 4UM

 

Desafios da concessão

O trecho concedido da BR-381/MG é um dos mais desafiadores do país, caracterizado por sua alta sinuosidade, com muitos trechos montanhosos e poucas áreas duplicadas. A rodovia é amplamente conhecida por seu elevado número de acidentes fatais, o que a tornou famosa pelo apelido “rodovia da morte”. A expectativa é que os investimentos previstos melhorem significativamente a segurança e a infraestrutura, reduzindo os índices de acidentes e facilitando o tráfego ao longo do percurso.

A concessão da BR-381/MG faz parte dos esforços do governo para melhorar a infraestrutura rodoviária do país, garantindo melhores condições para o transporte de cargas e passageiros, além de impulsionar o desenvolvimento econômico regional.

 

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