Atlético anuncia saída de Cuca após derrota no clássico contra o Cruzeiro

Treinador de 62 anos não resistiu à pressão após sequência de resultados ruins e deixou o clube dias depois de cirurgia no ombro

Por Plox

29/08/2025 11h57 - Atualizado há 3 dias

O Atlético decidiu encerrar nesta sexta-feira (29/8) a quarta passagem do técnico Cuca pelo clube. O treinador de 62 anos foi comunicado da saída em reunião com o CSO Paulo Bracks e o diretor de futebol Victor Bagy, realizada na Cidade do Galo, em Vespasiano. A decisão veio após uma série de resultados abaixo do esperado, agravados pela derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, na última quarta-feira (27), no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, na Arena MRV.


Imagem Foto: Pedro Souza/Atlético)


Cuca recebeu a notícia da demissão logo depois de deixar o Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, onde passou por uma cirurgia no ombro na quinta-feira (28). Além dele, o auxiliar Cuquinha, seu irmão, também deixa o clube. Em comunicado, o Atlético desejou sucesso aos dois profissionais na sequência da carreira.


Na despedida, o técnico reconheceu o momento difícil:
“Entendo a demissão. Acho que ela se justifica pelos últimos resultados no Campeonato Brasileiro. Infelizmente, perdemos jogadores importantíssimos que nos fizeram muita falta. Aos torcedores, fica uma sensação ruim. Queria ser campeão novamente com eles. O Galo sempre estará no meu coração e da minha família”

.


Ao longo de 2025, Cuca esteve à frente do time em 45 partidas, com 22 vitórias, 11 empates e 12 derrotas, resultando em 57% de aproveitamento. Mesmo com a conquista do Campeonato Mineiro no início da temporada, o Atlético não conseguiu manter regularidade. Desde a pausa para o Mundial de Clubes, em junho, o desempenho caiu: apenas cinco vitórias em 14 jogos, além de oito derrotas e um empate.


Essa foi a quarta passagem de Cuca pelo clube, onde ele conquistou títulos marcantes como a Copa Libertadores de 2013 e o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil em 2021. Apesar disso, desta vez não conseguiu repetir o sucesso.



A diretoria definiu que a pausa da Data Fifa, logo após a partida contra o Vitória no próximo domingo (31), seria o momento ideal para promover a troca. O Atlético terá 11 dias de preparação até enfrentar novamente o Cruzeiro, no Mineirão, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. A missão será complicada: vencer por pelo menos dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis, ou por três para garantir a classificação direta.



O clima agora é de expectativa para saber quem assumirá o comando do time em um dos momentos mais desafiadores da temporada.


Destaques