Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Estudo liga uso conjunto de ibuprofeno e paracetamol à resistência bacteriana

Pesquisa australiana revela que analgésicos comuns, quando usados simultaneamente, favorecem mutações em bactérias que dificultam ação de antibióticos

29/08/2025 às 10:57 por Redação Plox

Um estudo conduzido pela Universidade do Sul da Austrália (UniSA) trouxe novos alertas sobre o uso de analgésicos de uso diário. A pesquisa identificou que a combinação de ibuprofeno e paracetamol pode favorecer o desenvolvimento de resistência bacteriana, reduzindo a eficácia de antibióticos como a ciprofloxacina.


*


Os testes mostraram que tanto o ibuprofeno quanto o paracetamol, quando administrados de forma isolada, já contribuem para o fortalecimento das bactérias, mas esse efeito se intensifica consideravelmente quando os dois medicamentos são utilizados juntos. A bactéria Escherichia coli, comum em infecções urinárias e intestinais, foi escolhida como foco dos experimentos e apresentou mutações que a tornaram mais resistente não apenas à ciprofloxacina, mas também a outras classes de antibióticos.


*


Segundo os pesquisadores, essa foi a primeira vez que se comprovou a relação direta entre o uso simultâneo desses analgésicos e o aumento da resistência antimicrobiana. A descoberta amplia as preocupações em relação à polifarmácia, situação em que pacientes, principalmente idosos em casas de repouso, recebem diversas medicações ao mesmo tempo.


*


“Os antibióticos são vitais há muito tempo no tratamento de doenças infecciosas, mas seu uso excessivo e incorreto generalizado levou a um aumento global de bactérias resistentes. Isso é especialmente prevalente em instalações residenciais de cuidados para idosos, onde eles têm maior probabilidade de receber prescrições de vários medicamentos, tornando-se um ambiente ideal para a proliferação de bactérias intestinais resistentes a antibióticos”, destacou a professora associada Rietie Venter, que liderou a pesquisa.

O estudo foi desenvolvido em meio à crescente preocupação internacional com a resistência antimicrobiana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia apontado que, apenas em 2019, 1,72 milhão de pessoas morreram em consequência direta da resistência bacteriana.


Além do ibuprofeno e do paracetamol, a investigação incluiu outros sete medicamentos comumente prescritos em instituições de cuidados para idosos: diclofenaco (anti-inflamatório), furosemida (para pressão alta), metformina (usada em casos de diabetes), atorvastatina (para colesterol), tramadol (analgésico pós-cirúrgico), temazepam (para insônia) e pseudoefedrina (descongestionante).


Os resultados mostraram que as bactérias expostas a múltiplas combinações de medicamentos desenvolveram mutações mais rapidamente e se tornaram altamente resistentes, crescendo de forma acelerada mesmo diante do uso de antibióticos.


A equipe responsável pela pesquisa defende que os protocolos de prescrição sejam revistos, com maior atenção ao impacto das combinações medicamentosas sobre a resistência bacteriana.
“A resistência aos antibióticos não diz respeito mais apenas aos antibióticos; precisamos olhar além das combinações de dois medicamentos. Isso não significa interromper o uso de analgésicos comuns, mas considerar os riscos de suas interações”, alertou Venter.

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Obras de reforma e ampliação da UBS do João XXIII são concluídas e entregues à população

Na opinião do prefeito Douglas Willkys melhorar os diversos equipamentos públicos da cidade era uma missão que a sua gestão assumiu e viabilizo

Covid-19
SAúDE

Covid-19: 797 municípios relatam falta de vacinas

Pesquisa foi feita em 3.191 cidades

Cristiana Lôbo
SAúDE

Jornalista morre de mieloma múltiplo; entenda a doença

Uma doença que afeta a defesa do organismo e pode ser descoberta em exames de sangue. Conheça os efeitos e causas do mieloma múltiplo, doença que matou a comentarista de política da Rede Globo

Suicidio.jpeg
SAúDE

Apontada como 'cidade do suicídio', psicólogo nega 'liderança' de Itabira

Berço da mineradora Vale, atualmente município parece ter se afastado do título negativo que carregou por décadas

para você
LAZER

Universal divulga trailer e pôster do live-action de Como Treinar o Seu Dragão

Filme chega aos cinemas em 5 de junho, trazendo uma reimaginação épica da amada animação da DreamWorks

camara timoteo.jpg
POLíTICA

Câmara de Timóteo prorroga suspensão das atividades presenciais

A Casa realizou a higienização dos espaços e solicitou ao Executivo a realização de testes nos servidores

PMI
ECONOMIA

Prefeitura de Ipatinga concede desconto de até 99% nos juros

ale ressaltar que é necessário apresentar a documentação exigida para formalizar a negociação, seja para pessoa física ou jurídica

FAMOSOS

Renato Tommaso, parceiro do Jota Quest, morre aos 54 anos

Grupo mineiro presta emocionante homenagem ao músico em redes sociais