Fim de semana em Santana do Paraíso terá programação cultural gratuita

Contação de histórias, jogos e atividades lúdicas movimentam a cidade com ações do Instituto IDEIAS

Por Plox

29/08/2025 06h41 - Atualizado há 2 dias

Santana do Paraíso se prepara para receber um fim de semana repleto de atividades culturais gratuitas, graças à iniciativa do Instituto IDEIAS, que tem se destacado por suas ações socioeducativas e culturais no Vale do Aço.


Imagem Foto: Divulgação


A programação começa no sábado, 30 de agosto, às 15h, com uma sessão especial de contação de histórias conduzida pela escritora e atriz Nancy Nogueira, de Ipatinga. A atividade faz parte do projeto “Brincar é preciso, preservar também, uai!”, e será realizada na sede do Instituto, localizada na Avenida Minas Gerais, nº 489, bairro Industrial. Durante o evento, a Biblioteca Comunitária do IDEIAS também estará aberta ao público, funcionando das 13h às 17h30, com acesso à leitura e empréstimo de livros.


Imagem Foto: Divulgação


Essa iniciativa, viabilizada por meio de recursos do Edital de Projetos Fundação Aperam Acesita - Social 2024, tem como foco o incentivo à leitura, a educação ambiental e o reaproveitamento de materiais. Em escolas públicas de Timóteo, o projeto já promoveu duas oficinas, envolvendo 290 crianças, que receberam brinquedos confeccionados com resíduos sólidos de MDF, dentro da tecnologia social desenvolvida pelo Instituto. A meta é entregar 870 brinquedos até o fim do ciclo.


Imagem Foto: Divulgação


Já no domingo, 31 de agosto, a diversão continua com o “Festival do Brincar”, um grande evento voltado ao universo infantil e à convivência familiar. Com início às 8h e encerramento previsto para 18h30, o festival acontecerá no Centro de Convivência Girassol (antiga quadra do Zezinho), situado na Rua Manoel Nero, nº 32, também no bairro Industrial.



A programação é extensa e inclui desde a participação do Grupo Historiarte com contações de histórias, até espaços lúdicos compostos por livros, brinquedos e jogos feitos com materiais recicláveis. Também haverá atividades como torneios de Totó, elástico e Kai Kai, além da presença da biblioteca itinerante Fuscoteca. A mestre de cerimônias será Daniela Alves, do Dama Espaço Cultural.



"A proposta é resgatar o valor do brincar e promover o convívio familiar com atividades acessíveis a todos", destaca a organização do evento.

Pensando na acessibilidade, a estrutura do festival foi planejada para incluir pessoas com mobilidade reduzida, com banheiros e cadeiras adaptadas. A realização é fruto da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via Prefeitura de Santana do Paraíso.



A produção executiva está a cargo de Ana Paula Mariano Lopes, com Alisson Fernandes Lopes na coordenação dos espaços lúdicos. A equipe de apoio é formada por Marlene Rodrigues da Rocha, Joyssielen Vitória Pires Miguel e Isabele Ágata Guimarães de Sá. A contação de histórias fica por conta de Elaine, do Historiarte; a discoteca e os jogos, com Dani Pinho. A produção e prestação de contas são realizadas por Leila Cunha e Alexandra Vieira, respectivamente, ambas do Fino Trato. A comunicação é conduzida por Rômulo Amaral. Informações adicionais podem ser encontradas no perfil oficial do Instituto no Instagram: @instituto_ideias.


Destaques