Equipe da 5ª Brave de GV participa de combate a incêndios no Pantanal

Os valadarenses capitão Gustavo Coelho Vaz, piloto de helicóptero e o cabo João Pedro da Silva, técnico de apoio de solo, ambos da 5ª BRAVE, irão permanecer na Força-tarefa

Por Plox

29/09/2020 15h14 - Atualizado há mais de 3 anos

No último sábado (19), a 5ª Base Regional de Aviação do Estado, com sede em Governador Valadares-MG, foi empenhada para compor a equipe de Polícias Militares do Comando de Aviação do Estado – COMAVE que deslocou para o Mato Grosso do Sul para apoiar as operações de combate a incêndio florestal no Pantanal.

Os valadarenses capitão Gustavo Coelho Vaz, piloto de helicóptero e o cabo João Pedro da Silva, técnico de apoio de solo, ambos da 5ª BRAVE, irão permanecer na Força-tarefa durante os próximos 15 dias, juntamente com restante da equipe a bordo do Helicóptero PP-EJM, Pégasus 10.

pilotosFoto: Divulgação

 

O helicóptero, modelo Airbus AS350 B2, esquilo, o mesmo existente em Governador Valadares é ferramenta importante neste tipo de operação, possibilitando apoio em deslocamentos dos brigadistas, traslado de equipamentos, ferramentas e alimentação para tropa, além de conseguir lançar cargas de água sobre o fogo de até 540 litros de água.

pantanal 2Foto: Divulgação

 

O Pantanal já vive seu pior ano da série histórica em número de focos de incêndio. São 15.894 registrados até o último dia 18, maior que o acumulado de todos os anos anteriores a partir de 1998. Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Conforme o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com base nos números do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o fogo já consumiu 2,916 milhões de hectares do Pantanal este ano. A área devastada é maior que o estado do Sergipe. Do total queimado no Pantanal, 1,165 milhão foi em solo sul-mato-grossense.

pantanalFoto: Divulgação

 

O governo do Estado declarou situação de emergência em função dos incêndios florestais. Por outro lado, o Executivo federal liberou ajuda de R$ 3,8 milhões para as ações de combate.

Na semana passada, a Polícia Federal deflagrou a Operação Matáá, a fim de identificar e responsabilizar fazendeiros por supostos incêndios criminosos. A ofensiva cumpriu mandados de busca e apreensão em Corumbá e Campo Grande.
 

Destaques