Equipe médica fala sobre cirurgia do presidente Lula

A cirurgia, apesar de ter sido realizada pela equipe médica de São Paulo que acompanha o presidente há anos, foi feita na unidade do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília

Por Plox

29/09/2023 16h36 - Atualizado há 11 meses

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia no quadril nesta sexta-feira, em Brasília. Segundo informações da equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, correu tudo bem com o procedimento restaurou a articulação do quadril de Lula. A equipe é formada pelos seguintes médicos: cardiologista Roberto Kalil Filho; ortopedista especialista em quadril e cirurgião-chefe do procedimento do presidente, Giancarlo Cavalli Polesello; e a infectologista e coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência da República, Ana Helena Germoglio. Lula chegou à unidade por volta das 8h, e no fim da tarde os médicos realizam uma coletiva de imprensa. Acompanhe a entrevista.

 

Lula sofria de artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento. Nos últimos meses, o presidente se queixava de dores com mais frequência e estava otimista com o resultado do procedimento.

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência informou que a cirurgia, apesar de ter sido realizada pela equipe médica de São Paulo que acompanha o presidente há anos, foi feita na unidade do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. A decisão foi tomada para evitar locomoções no pós-operatório e dar mais conforto ao presidente. 

O presidente deve ficar internado no hospital até a terça-feira (3). Não há previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a Presidência da República nesse período.

Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, de onde despachará ao longo de quatro semanas, enquanto se recupera totalmente do procedimento. A assessoria da Presidência também informou que Lula não fará nenhuma viagem no período de quatro a seis semanas após a cirurgia.

O próximo compromisso internacional deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, em 4 e 5 de dezembro.

 

Cirurgia
De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o quadril é uma articulação formada por um conjunto de ossos, músculos e ligamentos que unem a pelve (bacia) ao fêmur (coxa), possibilitando a sustentação do peso do corpo e garantindo um caminhar estável e harmônico.

A cirurgia a que Lula será submetido, chamada artroplastia total do quadril, substitui a articulação do quadril doente por uma prótese artificial. O procedimento deve proporcionar o alívio da dor provocada pela artrose, a correção de deformidades e a recuperação do movimento da articulação, promovendo conforto para realização de atividades diárias e de locomoção.

Após a cirurgia, o paciente pode precisar utilizar muletas ou um andador, além de realizar exercícios específicos de fisioterapia, a serem repetidos de hora em hora para que os movimentos do quadril sejam reformados. Seguindo os devidos cuidados, o paciente deve retomar as atividades normais com independência e sem dor.

Destaques