Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Moléculas de plantas da chapada do Araripe mostram eficiência contra Covid-19

Pesquisa da UFCA aponta potencial inibição de até 95% da infecção por diversas variantes do coronavírus

29/09/2023 às 22:47 por Redação Plox

Pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Cariri (CCAB/UFCA) anunciaram uma descoberta promissora na luta contra a Covid-19. As moléculas presentes em plantas nativas da Chapada do Araripe demonstraram potencial para inibir em até 95% a infecção pelas variantes Omicron, Gama e Wuhan-Hu-1 do Sars-Cov-2.

Estes achados foram recentemente publicados na revista internacional "Viruses". Duas espécies de plantas foram investigadas: a Canavalia brasiliensis (feijão bravo) e a Dioclea violacea (mucunã).

Segundo o professor Claudener Teixeira da UFCA, "as moléculas das plantas conseguiram se ligar a moléculas de açúcares no vírus, impedindo-o de infectar as células". Estes resultados pioneiros abrem portas para uma nova linha de medicamentos antivirais contra a Covid-19.

 

 

 

Foto: Reprodução/PictureThis

Colaborações e avanços

Outros ensaios antivirais foram conduzidos com a professora Ana Carolina Gomes Jardim, do Laboratório de Pesquisa Antiviral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A doutoranda Victória Riquena Grosche dará continuidade aos estudos na Universidade de Leeds, no Reino Unido, com foco em avaliações antivirais in vitro e testes em animais.

Este trabalho colaborativo envolveu também cientistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Ceuma, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Cautela e patente

Apesar das perspectivas animadoras, o professor Teixeira enfatiza que o uso das plantas mencionadas no estudo para tratar infecções virais ou outras doenças não é aconselhado. As investigações foram realizadas com moléculas isoladas em laboratório. "Usar estas plantas sem supervisão médica pode resultar em intoxicação", alerta.

O grupo de pesquisa já estuda estas substâncias há sete anos e está em processo de solicitar patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Teixeira destaca a importância de publicar rapidamente estudos relacionados à Covid-19 devido à demanda global por informações, mas ressalta que as questões de patente também são prioridade para o grupo.

Compartilhar a notícia

Veja também
Como o uso de anticoncepcional pode afetar o ganho de massa muscular
SAúDE

Como o uso de anticoncepcional pode afetar o ganho de massa muscular

Especialistas explicam os impactos dos contraceptivos hormonais na hipertrofia e no desempenho físico feminino

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência
SAúDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Novo projeto de lei garante atendimento individualizado em ambiente seguro nas unidades de saúde

Hospital de Minas participa de estudo nacional para detectar tuberculose em crianças
SAúDE

Hospital de Minas participa de estudo nacional para detectar tuberculose em crianças

Instituição mineira é referência na análise de 1.288 amostras em projeto que usa tecnologia avançada para diagnosticar a doença

SAúDE

Força Estadual do SUS capacita profissionais do Vale do Aço para combate às arboviroses

Treinamento reuniu médicos e enfermeiros para aprimorar o manejo clínico de dengue, zika, chikungunya e febre amarela