Maior honraria chinesa concedida a estrangeiros é entregue a Dilma Rousseff ‘Medalha da Amizade’

Ex-presidente recebe das mãos de Xi Jinping em cerimônia em Pequim

Por Plox

29/09/2024 15h01 - Atualizado há 20 dias

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi agraciada neste domingo (29) com a maior honraria oferecida pelo governo chinês a estrangeiros, recebida diretamente do presidente da China, Xi Jinping. A cerimônia foi realizada no Grande Salão do Povo, em Pequim, um local emblemático do regime comunista chinês.

Foto: Reprodução de vídeo

A condecoração, chamada oficialmente de ‘Medalha da Amizade’, foi entregue à atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento - conhecido como Banco dos Brics - durante as comemorações dos 75 anos da fundação da República Popular da China, celebrados na próxima terça-feira (1º).

Dilma considerou a homenagem uma "honra extraordinária" e destacou, em seu discurso para centenas de convidados presentes, que as "notáveis conquistas da China nas últimas quatro décadas" transformaram o país em um "farol de esperança e inspiração para o mundo".

outras condecorações na cerimônia

Além da ‘Medalha da Amizade’, que reconhece aqueles que contribuíram para o desenvolvimento chinês, outras duas categorias de honrarias foram concedidas a 14 pessoas homenageadas no evento.

Dilma Rousseff lidera o Banco dos Brics - uma instituição que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - desde março do ano passado, após ser nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela ocupará o cargo até o término do mandato brasileiro na instituição, em julho de 2025. A sede do banco fica em Xangai, cidade onde Dilma reside desde que assumiu a presidência da entidade.

Destaques