Moraes autoriza preso a deixar unidade para sepultamento da mãe
Após negativa anterior para visita, STF permite que condenado pelos atos de 8 de Janeiro participe do velório em São Paulo sob escolta
Por Plox
29/09/2025 09h29 - Atualizado há 2 dias
Daniel Soares do Nascimento, preso por envolvimento nos ataques de 8 de janeiro, obteve autorização do Supremo Tribunal Federal neste sábado (28) para deixar temporariamente a unidade prisional onde cumpre pena. A decisão, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, permite que ele participe do velório e do sepultamento de sua mãe, Inês de Oliveira Soares.

A cerimônia está marcada para acontecer em Embu-Guaçu, na região metropolitana de São Paulo, e Daniel deverá estar acompanhado por escolta policial durante todo o deslocamento e permanência no local, conforme determinado pelo STF.
Antes disso, no dia 23 de setembro, a defesa do detento havia solicitado autorização para uma visita à mãe, que lutava contra um câncer, porém o pedido foi negado. A morte de Inês foi comunicada à equipe jurídica de Daniel na sexta-feira (27), e imediatamente foi feito novo requerimento ao Supremo para que ele pudesse participar da despedida.
Daniel cumpre pena de 16 anos no Centro de Ressocialização de Limeira, no interior paulista, desde 2 de agosto, após determinação do ministro Moraes para início da execução da sentença.
\"A presença no velório foi autorizada sob condições rígidas de segurança, e o deslocamento será feito com escolta policial\", diz trecho da decisão do STF
A liberação, apesar da recusa anterior à visita em vida, representa uma reviravolta no caso e garante ao detento a oportunidade de se despedir da mãe durante o enterro.