Bolsonaro afirma que vitória foi do povo conservador nas eleições municipais

Ex-presidente celebra vitórias de candidatos de direita e conservadores nas eleições de 2024

Por Plox

29/10/2024 09h32 - Atualizado há cerca de 22 horas

Nesta segunda-feira (28), Jair Bolsonaro, ex-presidente e membro do Partido Liberal (PL), comemorou a vitória de políticos de direita e conservadores nas eleições municipais de 2024. Bolsonaro enfatizou que, mesmo em cidades onde seus aliados não conquistaram o cargo, como em Fortaleza, o desempenho foi significativo e celebrado.

“A capital está totalmente dividida. Foi uma derrota com sabor de vitória, porque a diferença foi mínima”, disse Bolsonaro em entrevista à CNN, referindo-se à campanha de André Fernandes em Fortaleza. Fernandes, que obteve 49,62% dos votos, foi derrotado por Evandro Leitão (PT), que recebeu 50,38%, uma vantagem de apenas 10.838 votos. Leitão obteve 716.133 votos, enquanto Fernandes registrou 705.295.

Anderson Riedel/PR

Em São Paulo, Bolsonaro apoiou Ricardo Nunes (MDB), reeleito prefeito, com o coronel Mello Araújo (PL) como vice. A chapa derrotou Guilherme Boulos (PSOL), candidato da extrema-esquerda, com uma ampla margem: Nunes alcançou 3.393.110 votos (59,35%) contra 2.323.901 votos (40,65%) de Boulos, uma diferença superior a 1 milhão de votos.

Sobre São Paulo, Bolsonaro comentou: “Foi uma vitória do povo conservador e da direita. As pessoas se afastam do vermelho, do mal. O PT morreu; o caixão já desceu, só falta a terra na catacumba”.

O ex-presidente finalizou afirmando que os paulistanos reconheceram a proposta da direita como superior, e brincou: “As pessoas, quando vão para a direita, não voltam mais [para a esquerda]. É como a mosca que sente o gosto do mel; ela não retorna à antiga alimentação [risos].”

Destaques