PT busca ampliar aliança ao centro para reeleição de Lula
Gleisi Hoffmann defende coalizão mais ampla e foco em representatividade no Congresso
Por Plox
29/10/2024 13h27 - Atualizado há cerca de 19 horas
A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, afirmou que considera necessária uma aliança política “mais ao centro” para apoiar a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. A declaração foi feita nesta segunda-feira (28), na sede do diretório nacional do partido, em Brasília, após uma reunião entre a Executiva do PT e a bancada de parlamentares.
Gleisi destacou que o governo Lula já opera em regime de coalizão, mencionando que a atual composição vai além das alianças firmadas durante o processo eleitoral. “Nós tentamos ampliar ao máximo que a gente podia, mas tem regiões que isso não acontece”, afirmou.
A presidente do PT citou a colaboração do PSD e do MDB nas eleições de 2022, observando que o apoio desses partidos foi expressivo no Nordeste, mas não se repetiu no Sul e Sudeste. Para ela, essa diferença regional é uma realidade complexa de ser alterada rapidamente, mesmo com a formação de coligações governamentais ou alianças em nível municipal.
Ao defender a expansão da aliança para o centro, Gleisi também enfatizou a importância de fortalecer o campo político das esquerdas para aumentar a presença de representantes no Congresso Nacional. “Acho que a gente tem que fazer uma aliança mais ao centro, ampliar, para reeleger o presidente Lula. Mas temos que pensar também no nosso campo político, dos partidos de esquerda e centro-esquerda, como vamos fazer o enfrentamento com essa realidade para o Congresso Nacional”, concluiu.