Urnas eleitorais são queimadas nos Estados Unidos durante a madrugada
Votos serão reestabelecidos; FBI conduz investigações para identificar responsáveis
Por Plox
29/10/2024 13h25 - Atualizado há cerca de 17 horas
Duas urnas eleitorais com cédulas de votação foram queimadas nas cidades de Portland, Oregon, e Vancouver, Washington, nos Estados Unidos. Os incêndios ocorreram na madrugada desta segunda-feira (28), entre 3h30min e 4h, no horário local, com as duas cidades localizadas a 12,5 km de distância uma da outra.
cédulas queimadas serão recuperadas
Autoridades locais asseguram que os votos perdidos serão recuperados. Em Portland, o sistema interno de proteção contra fogo salvou praticamente todas as cédulas, com exceção de três. Em Vancouver, no entanto, centenas de votos foram comprometidos, mas a polícia declarou que buscará os eleitores afetados para que eles possam votar novamente e participar das eleições.
FBI investiga o caso e avalia dispositivo utilizado
O FBI está conduzindo uma investigação para identificar os responsáveis e o dispositivo incendiário utilizado nos ataques. Até o momento, não há informações sobre suspeitos, e as autoridades não confirmaram se há conexão entre os ataques nas duas cidades.
Urnas queimadas fazem parte do sistema de votação alternativa
Essas urnas compõem o sistema de votação por correio e locais de coleta utilizado em oito estados norte-americanos e no distrito de Columbia. O processo permite que eleitores recebam as cédulas em casa, preencham e devolvam através do correio ou em urnas distribuídas em locais públicos, como as que foram incendiadas.
Depoimentos de autoridades locais sobre a segurança eleitoral
Steve Hobbs, Secretário de Estado de Washington, reforçou o compromisso com a segurança eleitoral: "Não toleraremos atos de violência que visem minar o processo democrático. Confio plenamente na capacidade de nossos funcionários eleitorais de manter a segurança das eleições em Washington." Tim Scott, diretor eleitoral do condado de Multnomah, também reiterou o compromisso de proteger os votos, afirmando que a equipe está empenhada em garantir que cada cédula conte.