Política
Publicidade PUBLICIDADE

Guilherme Boulos toma posse como ministro e pede minuto de silêncio por mortos em operação no RJ

Novo titular da Secretaria-Geral assume cargo em cerimônia no Planalto, destaca defesa da soberania nacional e promete diálogo com movimentos sociais e trabalhadores de aplicativos.

29/10/2025 às 22:25 por Redação Plox

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, tomou posse oficialmente nesta quarta-feira (29), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o evento, Boulos fez referências diretas à oposição e comentou a recente megaoperação policial no Rio de Janeiro, marcada por elevado número de vítimas.

Guilherme Boulos assumiu o cargo de ministro nesta quarta-feira (29/10), durante uma cerimônia no Palácio do Planalto

Guilherme Boulos assumiu o cargo de ministro nesta quarta-feira (29/10), durante uma cerimônia no Palácio do Planalto

Foto: Agência Brasil


Minuto de silêncio pelas vítimas da operação no Rio

No início de seu discurso, Boulos pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da operação policial contra a facção Comando Vermelho, realizada na terça-feira (28). Entre os mortos, estavam policiais e moradores das comunidades afetadas.

Tensão política após a operação

A ação policial, que deixou mais de 120 mortos, intensificou o debate nacional e resultou em trocas de acusações públicas entre o governador do Rio de Janeiro e representantes do governo federal.

Boulos reforça confiança em Lula

Durante sua fala, o ministro enfatizou o orgulho de integrar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele destacou a postura firme do presidente em negociações internacionais e na defesa da soberania nacional diante de embates tarifários recentes com os Estados Unidos.

Tenho orgulho de fazer parte do governo do presidente Lula, que para nosso orgulho não fala fino com os Estados Unidos, que honra de verdade nossa bandeira e nossa soberania, ao contrário daqueles que durante muitos anos usaram para esconder seu. É um presidente que sabe que a cabeça do tráfico de drogas não está no barraco de uma favela. Muitas vezes está na lavagem de dinheiro da Faria Lima como vimos na operação Carbono Oculto da Polícia Federal – Guilherme Boulos

O novo ministro reforçou que Lula lhe confiou a missão de viajar pelo país, ouvir diferentes segmentos da sociedade e apresentar as principais realizações do governo.

Compromisso com diálogo e participação

Boulos ressaltou que a proposta à frente da Secretaria-Geral é dialogar não apenas com apoiadores, mas com trabalhadores de aplicativos, motoristas de transporte privado, pessoas em situação de rua, comunidades periféricas e representantes de diversas religiões.

A solenidade contou com a presença de representantes de diferentes movimentos sociais, incluindo o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Boulos passa a ocupar a Secretaria-Geral no lugar de Márcio Macêdo, tendo a responsabilidade de estreitar a relação do governo com os movimentos sociais.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a