Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Artistas de BH podem quitar dívidas com serviços culturais
Prefeitura permite que artistas e produtores paguem débitos administrativos oferecendo apresentações, oficinas e outras atividades reconhecidas em editais.
29/10/2025 às 08:58por Redação Plox
29/10/2025 às 08:58
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou uma medida inédita para incentivar a cultura e regularizar dívidas administrativas de artistas e produtores culturais. Agora, é possível quitar débitos com o município oferecendo serviços ligados à arte e cultura.
Nova alternativa para regularizar dívidas
O decreto, publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, já está em vigor e permite que apresentações, oficinas e atividades culturais sejam utilizados como forma de pagamento de valores devidos à prefeitura.
Artistas têm a possibilidade de saldar suas dívidas ao prestarem serviços ao município
Foto: Reprodução / PBH.
Segundo as regras, podem participar aqueles agentes culturais que tenham projetos aprovados nos editais das leis municipais de incentivo à cultura. Para aderir à iniciativa, é preciso apresentar um plano detalhado do serviço a ser oferecido, incluindo o tipo de atividade, o público que será beneficiado e o valor correspondente ao crédito que se deseja quitar.
Análise criteriosa das propostas
As propostas submetidas passarão por avaliação da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), responsável por verificar a viabilidade dos serviços, o potencial para fortalecer a economia criativa e o atendimento aos direitos culturais da população.
Além disso, o Conselho Municipal de Política Cultural (Comuc) também terá papel importante, analisando cada pedido antes da aprovação final.
Como funcionará o abatimento da dívida
Se a proposta do artista ou produtor for aprovada, o pagamento da dívida ficará suspenso até a conclusão e aprovação da prestação de contas. Quando o serviço cultural for executado conforme o acordo, a dívida será considerada quitada.
Em caso de descumprimento do acordo, o débito volta a ser cobrado normalmente, com acréscimo de juros e eventuais encargos.
Estímulo ao setor cultural
A expectativa da prefeitura é que a novidade promova maior dinamismo no setor cultural da capital, ampliando oportunidades tanto para profissionais quanto para o público e incentivando a produção artística local.