Investimento garante mais eficiência em equipamento ambiental na Usiminas

A reforma dos Precipitadores Eletrostáticos das Máquinas de Sínter 1 e 3 está entre as ações concretas da empresa para reduzir as emissões atmosféricas de particulados

Por Plox

29/11/2021 15h28 - Atualizado há mais de 2 anos

Dois dos principais equipamentos da Usiminas que atuam diretamente na filtragem de emissões de material particulado receberam nos últimos meses investimentos para aumento de eficiência operacional. A reforma dos Precipitadores Eletrostáticos das Máquinas de Sínter 1 e 3 está entre as ações concretas da empresa para reduzir as emissões atmosféricas de particulados.

“A Usiminas segue cumprindo um plano robusto de ações e investimentos em diferentes frentes de trabalho, que preveem além de outras, a modernização de equipamentos de forma a reduzir as emissões de partículas sedimentais,” reforça o gerente-geral de Meio Ambiente, Lucas Lima Mesquita.

Foto: Divulgação 

 

O vídeo mostra em detalhes como funciona esse equipamento no processo de contenção da dispersão de partículas e quais as principais intervenções realizadas nos dois componentes da Sinterização.

https://vimeo.com/567216657/f553aeb596

Foto: Divulgação 

 

Ações contínuas

Somadas aos controles já existentes, diversas novas medidas foram recentemente implementadas como a instalação de canhões de névoa em diferentes pontos da usina, aplicação de polímeros, revitalização do cinturão verde, reforço na varrição mecânica e na umectação de vias internas, entre outras ações.

Além dos compromissos firmados com o MP, a empresa instalou uma Central de Monitoramento e uma Rede Automática de Monitoramento de Particulado, uma iniciativa pioneira entre as siderúrgicas do país. A Central conta com seis pontos de monitoramento instalados na cidade, que indicam redução das emissões.

Destaques