Projeto social alia esporte e inclusão social na vida de adolescentes em Santana do Paraíso
As alunas além de se desenvolver no esporte, tem assessoria psicológica entre outras coisas
Por Plox
29/11/2022 14h32 - Atualizado há cerca de 2 anos
O mundo tem parado para acompanhar as principais estrelas do futebol no maior torneio do esporte mais popular do mundo. Enquanto Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappe e outros craques encantam o mundo da bola com gols e recordes, em Santana do Paraíso, no interior de Minas Gerais, adolescentes esperam que um dia possam trilhar caminhos similares aos dos ídolos.
Através do projeto “Juntos no Caminho do Bem”, a Associação Roma Futebol Clube tem fornecido uma oportunidade de garotas de 12 a 17 anos jogarem futsal e de sonharem em um dia se tornarem atletas profissionais nos gramados ou quadras.
Uma das alunas que tem se destacado é a Isabelly. O presidente fundador e supervisor de projetos da Associação Roma acredita que ela possa ter um futuro no esporte. “Ela vem treinando com a gente, treinando com outras instituições em outros dias, isso faz com que hoje ela seja um destaque e por ser nova a gente acredita que ela tem um futuro.
E como diz o ditado: “filho de peixe, peixinho é”. Isabelly revelou à nossa reportagem que a paixão pelo futebol veio através de seu pai. “O meu pai era jogador de futebol e eu me inspiro muito nele. Ai, dei muita vontade de jogar futebol”, disse a garota.
A jovem também contou que é o seu “maior sonho” se tornar uma atleta profissional e escalou seus principais ídolos no futebol. “A Marta, o Neymar e o Arrascaeta”, disse ela.
Formada em educação física, a instrutora Ariane Rocha, que também já sonhou em ser jogadora de futebol, acredita que o esporte pode também oferecer outras oportunidades na vida delas. “Mesmo que elas não se tornem jogadoras, mas aquilo ali vai ajudar elas futuramente. Eu por exemplo não me tornei jogadora, mas estou trabalhando na área, foi uma porta que foi aberta através do esporte”, afirmou.
Mais do que esporte, um projeto de inclusão social
A famosa frase “não é apenas futebol”, pode ser adaptada para “não é apenas futsal”. Tales também contou que o projeto com as meninas vai além do esporte, que é uma maneira de conscientizar sobre causas importantes, além da inclusão e interação social oferecida às meninas.
“O futebol tem a questão do esporte, da saúde, de vários aspectos importantes dentro da educação física, porém, um dos nossos focos é interação social, a convivência social, trabalhar campanhas de conscientização, de combates a exploração e abuso sexual, combate às drogas”. Disse o supervisor de projeto, que acredita que o esporte pode ser uma ferramenta social muito importante.
O projeto também conta com assistência social e acompanhamento psicológico às alunas caso precisem de suporte. “A gente sempre tem a assistente social que vai atrás, a gente tem análise de transtornos, às vezes uma aluna precisa de um atendimento psicológico”, contou Ariane Rocha.