Ampliação de viagens do trem de passageiros Vitória a Minas deve ocorrer apenas em 2026, diz Vale

Serviço do Trem de Passageiros da EFVM terá duas viagens diárias, mas mudança ocorre só em 2026

Por Plox

29/11/2024 17h17 - Atualizado há 2 dias

A Vale anunciou a ampliação dos horários do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), com a realização de duas viagens diárias durante os meses de alta temporada. As linhas adicionais fazem parte do compromisso firmado na prorrogação antecipada da concessão da EFVM, aprovada em dezembro de 2020. E, conforme divulgado no site da empresa, o trem de passageiros “da EFVM fará duas viagens diárias nos meses de alta temporada a partir de 2025”. O assunto veio à tona durante uma entrevista, nos estúdios Plox, com o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB), no dia 18 de novembro. Ele comentou sobre a ampliação dos horários em 2025. Mas a Vale informou ao Plox que houve alteração no início da nova operação. Veja os detalhes na Live.
 


Em 2020, ao anunciar os termos aditivos dos contratos de prorrogação antecipada da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) a Vale informou sobre os compromissos firmados e novos investimentos. “Os novos contratos também vão permitir a ampliação dos trens de passageiros das duas estradas de ferro, que hoje transportam 1,3 milhão de passageiros por ano. A partir de 2026, o trem de passageiros da EFC deixará de circular em dias intercalados e passará a ser diário. Já o da EFVM fará duas viagens diárias nos meses de alta temporada a partir de 2025”.

 

Declarações contraditórias
Em entrevista ao Plox no dia 18 deste mês, o deputado Celinho do Sinttrocel comemorou a ampliação dos horários informando que o aumento das viagens, de acordo com o contrato de renovação da concessão, estaria programado para 2025. Contudo, em nota enviada ao Plox, a Vale informou que houve mudança e a previsão oficial é para o ano seguinte, reforçando a necessidade de adaptações técnicas e logísticas para viabilizar as mudanças.

 

Texto da nota enviada ao Plox


Compromissos assumidos na concessão
Além da ampliação do serviço de passageiros, o contrato da EFVM prevê investimentos significativos em obras de infraestrutura. O objetivo é beneficiar os municípios ao longo da ferrovia, melhorando a mobilidade urbana e a segurança nos trechos sob concessão. Segundo a Vale, serão mais de 460 obras voltadas para segurança e mobilidade urbana em Minas Gerais e no Espírito Santo. 

 

Foto: Arquivo/Vale


Impacto para os usuários
A ampliação das viagens do Trem de Passageiros é aguardada com expectativa pelos usuários, especialmente durante os meses de alta temporada, quando o fluxo de passageiros aumenta consideravelmente.

 

Destaques