Cidades do Vale do Aço estão em alerta para chuvas intensas e ventos fortes

Inmet emite aviso de ‘perigo potencial’ com previsão de até 50 mm de chuva por dia e ventos de 60 km/h

Por Plox

29/11/2024 13h10 - Atualizado há 27 dias

Ipatinga e outras 592 cidades de Minas Gerais estão sob alerta para chuvas intensas até às 10h deste sábado (30), conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume de chuva pode atingir até 50 mm por dia, e os ventos podem alcançar velocidades de até 60 km/h.

Cidades mineiras em alerta

As condições meteorológicas adversas podem afetar diversas regiões de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Oeste, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste e Norte do estado.

Além de Minas Gerais, o alerta meteorológico do Inmet abrange outras 1.369 cidades em diferentes estados do país. Entre eles estão São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão e Bahia.

Riscos e orientações do inmet

Segundo o Inmet, nas áreas sob alerta, o volume de chuva pode variar entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir 50 mm por dia. Os ventos intensos, com velocidade entre 40 e 60 km/h, elevam o risco de queda de galhos de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas. O risco é classificado como baixo para esses eventos.

Ainda de acordo com o instituto, o acumulado de chuva em algumas regiões mineiras, como Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Sudoeste, Central Mineira, Campo das Vertentes e Região Metropolitana de Belo Horizonte, pode provocar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Foto: Ilustrativa/Freepik

 

Medidas de prevenção

Diante dos riscos, o Inmet orienta a população a evitar enfrentar o mau tempo e a observar mudanças em encostas. Recomenda-se ainda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em situações de alagamento. Para proteger objetos de valor, sugere-se envolvê-los em sacos plásticos para protegê-los da água.

Além disso, devido às rajadas de vento e risco de inundações, o Inmet alerta para que a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Impacto nas operações

As condições climáticas já estão causando transtornos. Em Belo Horizonte, por exemplo, a forte chuva foi responsável por interrupções em voos entre os aeroportos da capital mineira e São Paulo, prejudicando a mobilidade de passageiros.

Destaques