Escolas Públicas de Timóteo participam das avaliações do Simave 2024

Participam dessas avaliações todos os alunos de 2º, 5º e 9º ano das escolas públicas e o 3º ano do Ensino Médio das escolas estaduais.

Por Plox

29/11/2024 16h16 - Atualizado há 13 dias

Os alunos das escolas municipais do ensino fundamental de Timóteo participam até o próximo dia 2 de dezembro das Avaliações Externas Somativas 2024 promovido pelo Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) que é uma plataforma de avaliação e monitoramento da educação básica em Minas Gerais. As avaliações tiveram início no dia 26 de novembro.  

Foto: Divulgação

Participam dessas avaliações todos os alunos de 2º, 5º e 9º ano das escolas públicas e o 3º ano do Ensino Médio das escolas estaduais. Para Sirlaine Aparecida Castro Araújo, Gerente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Timóteo, esse é um momento avaliativo único, quando os alunos terão a oportunidade de evidenciar o seu conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática, participando de um importante processo de confirmação do seu desempenho escolar e da evolução das habilidades que foram adquiridas ao longo do seu percurso formativo.
 
O dia de realização das Avaliações Externas Somativas reúne omentos de reflexão e discussão das potencialidades de cada escola, dos seus resultados, das suas fragilidades, mas também possibilita a identificação e análise de fatores que serão
decisivos para o alcance dos resultados propostos.


Até o ano de 2023, as Avaliações Externas Somativas eram conhecidas principalmente como o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Embora fizessem parte do Simave, essas avaliações eram tratadas separadaente. Com o intuito de tornar mais clara a abrangência e os objetivos do sistema de avaliação, essas denominações foram unificadas. Assim, as provas passam a ser chamadas Avaliaçes Externas Somativas – Simave, englobando todos os níveis de ensino mencionados e promovendo um processo de avaliação mais integrado.


Timóteo tem apresentado bons resultados de proficiência em anos anteriores, mas tem potencializado as atividades e projetos que trabalham especificamente as habilidades mensuradas nessas avaliações, realizado dias D e simulados, bem como conscientiza a comunidade escolar sobre a importância do Programa.

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