Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

IPVA em MG pode começar a ser cobrado em fevereiro e ter mais parcelas; saiba mais

Até 31 de outubro, 80,77% dos veículos mineiros estavam com o imposto quitado, de acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda.

29/11/2024 às 09:16 por Redação Plox

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) analisa mudanças no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Na última quarta-feira (27), o Projeto de Lei (PL) 1.336/15 avançou com aprovação nas comissões, mas sofreu alterações significativas em relação à proposta original, intensificando o debate entre parlamentares.

Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Proposta inicial alterada

De autoria do deputado estadual Alencar da Silveira Jr. (PDT), o projeto busca adiar o início do pagamento para fevereiro, ao invés de janeiro, e escalonar os vencimentos, conforme as placas dos veículos, entre março e maio. Contudo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) modificou a proposta, sugerindo o início em fevereiro com pagamento em cota única ou dividido em até seis parcelas consecutivas.

Na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), o parecer restringiu o parcelamento a três vezes, mantendo o início em fevereiro. “O governo achou melhor passar para três meses, mas ainda vou tentar negociar para aprovar o parcelamento em seis ou até oito meses”, afirmou Alencar. Ele argumenta que o aumento das parcelas pode aliviar o impacto financeiro sobre os contribuintes.

Argumentos contrários e impacto na arrecadação

Críticos ao projeto apontam que a ampliação do prazo para o pagamento diluiria a arrecadação ao longo do ano, prejudicando o fluxo de caixa do estado e dos municípios. O IPVA é uma das principais fontes de receita estadual e municipal, com o valor arrecadado dividido igualmente entre o governo de Minas Gerais e as prefeituras.

Como alternativa, Alencar propôs aumentar o desconto para quem optar pelo pagamento em cota única, hoje fixado em 3%. Essa medida, segundo ele, poderia incentivar contribuintes a quitarem o tributo integralmente, amenizando os impactos na arrecadação.

Arrecadação atual

Até 31 de outubro, 80,77% dos veículos mineiros estavam com o imposto quitado, de acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda. A arrecadação atingiu R$ 9,5 bilhões neste ano, cerca de 87,21% do total estimado, mas ainda há um déficit de R$ 1,4 bilhão.

Montes Claros, no Norte de Minas, apresenta a maior inadimplência do estado, com 33,7% dos veículos em situação irregular. Em contrapartida, Belo Horizonte lidera o ranking de regularidade, com 88,5% dos contribuintes em dia com o tributo.

Próximos passos

O autor do projeto espera que a tramitação seja ágil para garantir que a nova regra entre em vigor já em 2025. A aprovação em primeiro turno no plenário é o próximo desafio, seguido de novas negociações durante a análise em comissões para viabilizar alterações no texto final.


 

Compartilhar a notícia

Veja também
Defesa Civil de Ipatinga mantém trabalho contínuo de revistorias em imóveis interditados após chuva de 12 de janeiro
GERAL

Defesa Civil de Ipatinga mantém trabalho contínuo de revistorias em imóveis interditados após chuva de 12 de janeiro

Mais de sete meses após a tromba d’água de janeiro, Defesa Civil mantém ações contínuas em imóveis afetados por riscos estruturais

Cs
GERAL

Motorista causa dois acidentes com motociclistas em apenas 12 segundos

Vídeo viral mostra colisões consecutivas na Ayer Rajah Expressway, levando três vítimas ao hospital

Panela Velha
GERAL

Univale apoia campanha “Panela Velha” da Ascarf

Objetivo é arrecadar fundos para construção de um dos muros da sede da associação de catadores, que fica no Distrito Industrial

PRF intercepta carro com 109 trinca-ferros silvestres em MG
GERAL

PRF intercepta carro com 109 trinca-ferros silvestres em MG

Aves seriam vendidas ilegalmente em feira no Rio de Janeiro; motorista assinou TCO e foi liberado

para você