Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Minas Gerais diagnostica cerca de 140 crianças com doença falciforme anualmente

Diagnóstico precoce e atendimento integral são essenciais para melhorar qualidade de vida e longevidade

29/11/2024 às 17:47 por Redação Plox

Cerca de 140 crianças são diagnosticadas com doença falciforme todos os anos em Minas Gerais, segundo dados do Programa de Triagem Neonatal (PTN). A condição, de origem genética e hereditária, afeta predominantemente a população negra e apresenta sintomas variados, que incluem fadiga intensa, dores musculares e articulares, infecções frequentes e complicações graves como acidente vascular cerebral (AVC). O diagnóstico e o tratamento são realizados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


 

Ações para ampliar a conscientização
Em novembro, o foco é mobilizar profissionais de saúde para atender demandas específicas da população negra, como destaca Rosa Maria dos Santos, referência técnica na Coordenação de Saúde Indígena e Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Segundo Rosa Maria, “é importante divulgar o conhecimento e a compreensão do público sobre a doença”.

Rosa Maria dos Santos, referência técnica na Coordenação de Saúde Indígena e Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da SES-MG.                                                               Foto: Rafael Mendes / SES-MG

 

Além disso, a SES-MG está desenvolvendo uma nota orientadora para qualificar a rede assistencial, visando garantir acompanhamento eficaz e contínuo para os pacientes.

 

Foto: Divulgação/SES-RS

 

Doença falciforme: diagnóstico e sintomas
A condição, que altera as hemácias do sangue, pode ser identificada no período neonatal por meio do Teste do Pezinho, realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê. Para adultos que não foram diagnosticados na infância, o exame indicado é o de eletroforese de hemoglobina.

 

Os sintomas mais comuns incluem:

Artralgia e mialgia;
Palidez e icterícia;
Retardo no crescimento;
Tendência a infecções;
Úlceras nas pernas e cálculos biliares;
Complicações neurológicas, cardiovasculares, pulmonares e renais.
Sem tratamento adequado, as complicações incluem anemia crônica, crises dolorosas, infecções graves, inflamações e até infartos pulmonares.

 

Tratamento especializado e rede de atenção
O acompanhamento dos pacientes é realizado em uma abordagem integral desde a infância, com o suporte de equipes multidisciplinares capacitadas. O tratamento abrange desde a Atenção Primária à Saúde (APS) até serviços hospitalares especializados.

Em Minas Gerais, a Fundação Hemominas é referência no tratamento de hemoglobinopatias, incluindo a doença falciforme. Com 8 mil pacientes cadastrados, as 11 unidades ambulatoriais especializadas no estado atendem a maior parte dos casos. Estas unidades estão localizadas em cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia, entre outras.

 

Qualificação dos profissionais de saúde
Rosa Maria destaca que é fundamental que os profissionais de saúde estejam preparados para identificar e tratar as crises agudas da doença. “É necessário qualificar os profissionais de todos os níveis de atenção sobre a importância de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos, assim como a identificação dos sintomas e crises agudas dos pacientes que chegam nas unidades de saúde”, enfatiza.

Por meio dessas ações, o objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença falciforme e assegurar que tenham acesso ao cuidado necessário ao longo de suas vidas.

Compartilhar a notícia

para você
ECONOMIA

MPMG denuncia grupo familiar da 123 Milhas por fraudes bilionárias

Grupo é acusado de crimes contra consumo, falência fraudulenta e lavagem de dinheiro, com prejuízos que afetam mais de 800 mil credores e danos estimados em R$ 1,1 bilhão.

GERAL

Aeronave enfrenta dificuldades para pousar no Vale do Aço e retorna a Confins

Mau tempo pode ter causado retorno do avião da Azul ao Aeroporto de Confins após tentativas frustradas de pouso.

ECONOMIA

Decisão da Justiça obriga CSN a vender ações e consolida preocupação dos manifestos pró Usiminas

A decisão da11ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte tentar reverter impactos negativos das atitudes da CSN

sebrae
EMPREGO

Sebrae Minas abre inscrições para programa de estágio

Podem se candidatar estudantes do ensino superior de todo o estado