Professora de Timóteo é premiada em concurso nacional

Hellen Cristina Nascimento, da Escola Municipal Novo Tempo, vence na categoria “Educador Transformador” com projeto de educação financeira

Por Plox

29/11/2024 16h17 - Atualizado há 7 dias

A professora Hellen Cristina Luzia de Souza Nascimento, da Escola Municipal Novo Tempo, em Timóteo, foi uma das vencedoras do prêmio “Cooperar para Transformar”, edição 2024, promovido pelo Instituto Sicoob. Hellen foi a única educadora de Minas Gerais premiada na categoria “Educador Transformador”, que reconhece profissionais que se destacaram em projetos ligados à educação financeira e cultura cooperativista.

Reconhecimento nacional

Formada em pedagogia e atuando na rede municipal de ensino desde 2016, Hellen destacou-se com o projeto “Cooperativismo na Escola”, desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi disseminar a cultura cooperativista e promover práticas de educação financeira, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“É muito bom ter nosso trabalho reconhecido em nível nacional. Nossa intenção foi estimular os alunos a desenvolverem uma visão crítica de mundo, por meio da cultura cooperativista, para que adquiram competências de tomada de decisão, enfrentem desafios e saibam trabalhar em equipe”, destacou a professora.

Foto: Divulgação

 

Sobre o projeto

O projeto foi realizado de forma interdisciplinar, envolvendo todos os componentes curriculares do 2º ano, e incluiu atividades como:

-Sensibilização com contação de histórias.

-Ensino sobre o sistema monetário brasileiro, origem do dinheiro e processos de compra e venda.

-Instalação de uma “vendinha” em sala de aula para simulação prática.

-Visita a supermercados para comparação de preços.

-Reflexões sobre consumo consciente e poupança.

-Além disso, o projeto ofereceu um curso de educação financeira para microempreendedores locais em parceria com o Sicoob Copesita, reforçando o impacto social da iniciativa.

Premiação e celebração

Os vencedores da categoria participarão de uma viagem a Brasília em janeiro de 2025, onde terão uma roda de conversa com o tema “Educação que Transforma” no Sicoob, além de visitas a pontos turísticos da capital.

Foto: Divulgação

 

Sobre o prêmio

O prêmio “Cooperar para Transformar” reconhece iniciativas nas categorias “Educador Transformador”, “Voluntário Transformador” e “Geração Transformadora”. Na categoria de Hellen, o foco está na educação financeira de crianças entre 6 e 10 anos, em consonância com a BNCC, por meio de programas como Cooperativa Mirim, Financinhas nas Escolas e Concurso Cultural.

Com seu trabalho, a professora Hellen Cristina reforça a importância de educadores na disseminação de princípios cooperativistas e na preparação de jovens para um futuro mais consciente e colaborativo.

Destaques