Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta sexta-feira (29)
Cerca de 220 mil contribuintes receberão mais de R$ 550 milhões em restituições regularizadas
Por Plox
29/11/2024 09h37 - Atualizado há 22 dias
A Receita Federal realiza, nesta sexta-feira (29), o pagamento do lote de restituições da malha fina de novembro. No total, 221.597 contribuintes que corrigiram pendências na declaração do Imposto de Renda receberão R$ 558,8 milhões.
Deste montante, R$ 306,9 milhões são destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo idosos, pessoas com deficiência e moradores do Rio Grande do Sul, estado afetado por enchentes neste ano.
Prioridades no pagamento
Entre os contribuintes prioritários, destacam-se:
- 88.246 pessoas que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração ou utilizaram a declaração pré-preenchida, mecanismo que garante celeridade no reembolso desde 2022;
- 34.287 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos;
- 8.898 profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 8.643 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul;
- 4.802 idosos acima de 80 anos;
- 3.570 pessoas com deficiência física, mental ou com doenças graves.
Além desses grupos, 73.151 contribuintes sem prioridade ou chave Pix também receberão suas restituições.
Consulta e como proceder
Desde o dia 22, é possível verificar se o contribuinte foi contemplado no lote residual. A consulta pode ser feita na página oficial da Receita Federal, acessando o menu "Meu Imposto de Renda" e selecionando a opção "Consultar a Restituição". Outra alternativa é o aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets.
Pagamento e prazos
O pagamento será realizado diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o depósito não seja efetuado, seja por conta desativada ou outros problemas, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte pode agendar o crédito para uma nova conta por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos telefones:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos).
Se o valor não for resgatado no prazo de um ano, será necessário fazer a solicitação no Portal e-CAC, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos" e selecionando a opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".