Sexo alternativo: como práticas fora do convencional podem melhorar a relação

Práticas que fogem dos padrões podem ser um importante combustível para manter acesa a chama de um relacionamento

Por Plox

29/11/2024 10h38 - Atualizado há 5 dias

Explorar novos caminhos na intimidade tem sido uma estratégia adotada por muitos casais para manter o relacionamento dinâmico e conectado. Práticas alternativas no sexo, que fogem dos padrões convencionais, podem ser uma forma de redescoberta e fortalecimento dos laços afetivos.

Pixabay

Pesquisa destaca proximidade entre casais

De acordo com uma pesquisa da plataforma norte-americana Ayra, especializada em experiências eróticas personalizadas, 73% dos entrevistados relataram se sentir mais próximos de seus parceiros após experimentarem práticas sexuais inovadoras. Dentre as atividades mais citadas estão estímulos sensoriais, bondage e sexo oral.

Essas práticas, conhecidas como "sexo alternativo", incluem dinâmicas que vão além da penetração e exploram novas formas de prazer e conexão. "O conceito de sexo alternativo é subjetivo, mas geralmente envolve novidades que estimulam o casal", explica o terapeuta tântrico Fernando Ravi, embaixador da marca de produtos eróticos A Sós.

Ampliando possibilidades

A sexóloga Renata Dietze observa que, para muitos, sexo ainda é associado exclusivamente à penetração. “A maioria das pessoas que atendemos acredita que sexo só acontece com penetração”, diz. Ela aponta que há uma infinidade de práticas a serem exploradas, desde o uso de brinquedos eróticos e realização de fantasias, até práticas como BDSM, visitas a casas de swing e explorações sensoriais.

Entre as sugestões estão o uso de acessórios como vendas, óleos de massagem, penas, gelo, aromaterapia e brinquedos como algemas e anéis penianos. "Também é interessante sair da rotina do quarto e explorar outros ambientes ou até mesmo realizar viagens para renovar o vínculo", afirma Renata. Técnicas como massagens tântricas e exercícios de autoconhecimento, como o pompoarismo, também são mencionadas como formas de enriquecer a intimidade.

Intimidade e conexão

Fernando Ravi destaca que as massagens tântricas são particularmente eficazes para criar uma conexão mais profunda entre os parceiros. “Elas ajudam a evitar que o sexo se torne mecânico e ensinam os casais a vivenciarem a sexualidade de maneira mais respeitosa e presente”, ressalta.

Além disso, práticas alternativas podem romper com a monotonia sexual que, segundo estudos, pode surgir em menos de dois anos em relações com pouca inovação. "A falta de novidades e problemas de comunicação são fatores comuns que levam ao desinteresse sexual", pontua Ravi.

Como adotar práticas alternativas de forma saudável

Para incluir novidades na vida sexual, é fundamental alinhar expectativas e respeitar os limites de cada parceiro. “Pergunte a si mesmo: você quer viver essa experiência ou está apenas agradando o outro?”, sugere Renata Dietze. O consentimento mútuo e o diálogo aberto são essenciais para garantir uma experiência segura e prazerosa.

Outras recomendações incluem:

  • Pesquisar sobre as práticas desejadas e buscar informações confiáveis.
  • Introduzir mudanças de forma gradual e em um ambiente seguro e confortável.
  • Refletir sobre as experiências vividas, avaliando o que funcionou ou precisa de ajustes.
  • Contar com a orientação de um terapeuta especializado, se necessário.

Benefícios e limitações

Embora o sexo alternativo possa revitalizar a relação, especialistas alertam que ele não é uma solução única para todos os problemas. Fatores externos como estresse, dificuldades financeiras e baixa autoestima também podem impactar a vida sexual e precisam ser tratados paralelamente. "Inovar é importante, mas deve ser acompanhado de um olhar para as necessidades mais amplas do relacionamento", conclui Renata.

Destaques