Inscrições para o SISU 2024 abrem em janeiro com mais de 264 mil vagas

Estudantes têm de 22 a 25 de janeiro para concorrer a vagas em universidades públicas

Por Plox

29/12/2023 19h24 - Atualizado há 6 meses

O Sistema de Seleção Unificada (SISU), principal via de acesso ao ensino superior público no Brasil, abrirá inscrições para o ano letivo de 2024 entre os dias 22 e 25 de janeiro. Esta janela oferece a estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a oportunidade de concorrer a 264.254 vagas em 127 instituições públicas de ensino superior. As datas e informações relevantes foram divulgadas nesta sexta-feira (29) pelo Ministério da Educação.

O processo seletivo terá seu resultado anunciado no dia 30 de janeiro, através do Portal Único de Acesso. Os candidatos selecionados deverão efetuar suas matrículas no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024. Uma mudança importante nesta edição é que o SISU realizará apenas uma etapa de inscrição para as vagas do ano, contemplando cursos com início no primeiro e no segundo semestre de 2024.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

De acordo com o MEC, os candidatos não terão a opção de escolher o semestre de ingresso, pois isso será determinado pela classificação no curso escolhido. Se selecionado, o estudante deve realizar a matrícula na universidade dentro do prazo estipulado no edital.

O ingresso no curso depende da posição do candidato em relação às vagas disponíveis e da ocupação dessas vagas pelos estudantes mais bem classificados. Portanto, será a classificação no processo seletivo que definirá se o estudante iniciará seu curso no primeiro ou no segundo semestre, conforme o edital específico de cada instituição participante.

 

 


 

Destaques