Um levantamento recente do Datafolha revelou que a maioria dos brasileiros é favorável ao fim do modelo de jornada de trabalho 6x1, que prevê seis dias de trabalho seguidos por apenas um de descanso. Divulgada neste sábado (28) pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa mostra que 64% dos entrevistados defendem o encerramento desse formato, enquanto 33% preferem mantê-lo. Outros 3% disseram não ter opinião formada sobre o tema.
A pesquisa também destacou a preferência nacional por uma jornada de cinco dias de trabalho seguidos de dois de descanso, o chamado modelo 5x2. Essa opção foi considerada ideal por 70% dos entrevistados. Em contrapartida, a jornada 4x3, com quatro dias de trabalho e três de folga, não obteve grande adesão: apenas 7% apoiaram a proposta que limita a carga semanal a 36 horas.
A sugestão de uma jornada 4x3 foi apresentada pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP), mas enfrenta resistência entre os entrevistados. Apenas 7% declararam apoio à medida, enquanto 17% defenderam a manutenção do modelo atual de 6x1.
O levantamento foi realizado com 2.002 pessoas de 113 cidades brasileiras, entre os dias 12 e 13 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.
O tema tem ganhado força em debates nacionais, especialmente com manifestações em defesa do fim da jornada 6x1, como a realizada na Cinelândia, no Rio de Janeiro, no último mês. Na ocasião, trabalhadores reivindicaram mudanças nas leis trabalhistas para proporcionar melhores condições de descanso e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.