Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Iluminação de Natal no Parque Ipanema lota Ipatinga e fortalece turismo regional
Projeto “Ipatinga, Cidade Luz” atrai famílias da cidade e região ao principal cartão-postal, movimenta a economia criativa, gera empregos temporários e consolida o município como destino natalino até 19 de janeiro
29/12/2025 às 12:46por Redação Plox
29/12/2025 às 12:46
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Parque Ipanema vem registrando intenso movimento desde o acendimento oficial das luzes de fim de ano, em 2 de dezembro, dentro do projeto “Ipatinga, Cidade Luz”. Na semana do Natal, especialmente entre os dias 24 e 28, o fluxo de pessoas foi ainda maior. Milhares de famílias, de Ipatinga e de outras cidades da região, têm escolhido o principal cartão-postal da cidade para contemplar a decoração e aproveitar momentos de lazer ao ar livre.
Foto: Divulgação
Famílias mantêm tradição de visitas natalinas
Entre os visitantes está Lorena Moreira, de São João do Oriente, que esteve no parque neste domingo (28/12) acompanhada do esposo, da filha e dos pais, mantendo a tradição de visitar Ipatinga no período natalino. Ela aprovou a iluminação deste ano.
“Lindo, ficou maravilhoso. Para mim, esse ano foi a decoração que mais caprichou. Ficou perfeito em todos os sentidos. Onde você anda está muito iluminado. Está maravilhoso. Nossa família ficou encantada e quer tirar foto em cada lugarzinho, e a minha filha amou.”Lorena Moreira
O prefeito Gustavo Nunes também destacou a satisfação em ver o espaço tão utilizado pela população, ressaltando que o Parque Ipanema cumpre papel de convivência, lazer e turismo para a cidade.
Foto: Divulgação
Feirarte e gastronomia reforçam atrativos
Além da decoração especial, quem visita o parque encontra diversas opções gastronômicas nos quiosques e na Feirarte, que está em edição especial de fim de ano até este domingo, 4 de janeiro. O espaço funciona durante a semana a partir das 16h e, nos fins de semana, a partir das 11h.
Reconhecida como um dos locais mais movimentados de convivência e lazer da cidade, a Feirarte reúne famílias, artesãos, empreendedores e turistas, contribuindo para a movimentação da economia local e para a valorização da produção artesanal.
Foto: Divulgação
Cultura, economia e turismo aquecidos
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, ressalta o impacto cultural e econômico do aumento de visitantes no Parque Ipanema, que fortalece todo o ecossistema da cidade. O crescimento do fluxo de pessoas favorece empregos temporários, impulsiona as vendas, valoriza artesãos e reforça Ipatinga como destino regional no período natalino.
Segurança reforçada no principal cartão-postal
O clima no parque é de tranquilidade. As equipes da Polícia Municipal realizam rondas preventivas 24 horas por dia no local, dentro da Operação Natal Seguro. A Polícia Militar também atua na área, somando esforços e garantindo ainda mais segurança para as famílias que frequentam o espaço.
Além da iluminação especial e da visita à Casinha do Papai Noel, o parque de diversões instalado no estacionamento externo do Parque Ipanema tem atraído crianças e adultos, ampliando o leque de opções de entretenimento.
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ipatinga reforça que a iluminação especial segue aberta ao público até o dia 19 de janeiro, oferecendo mais tempo para visitação e lazer das famílias.
Foto: Divulgação
Outros pontos iluminados na cidade
O Parque Ipanema não é o único atrativo iluminado neste fim de ano. Também podem ser visitados o Centro de Memória Usiminas, no bairro Castelo; a Paróquia Nossa Senhora da Esperança e a praça no bairro Horto; a Praça dos Pioneiros Raimundo Anício Alves (antiga 1º de Maio), no Centro; a rotatória em frente à Prefeitura e a avenida Carlos Chagas, no bairro Cidade Nobre.
As iluminações do Horto, Centro e Cidade Nobre são promovidas pela Prefeitura de Ipatinga, com execução da Cênika Produções. Já a iluminação do Centro de Memória Usiminas e do Parque Ipanema integra o Projeto Seminaluz, realizado pelo Instituto Seminaluz e Hibridus Ponto de Cultura, com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio da Prefeitura de Ipatinga e da Cênika Produções.