Extra

Onda de calor perde força em São Paulo, mas chuvas fortes trazem risco de alagamentos

Após dias de calor intenso desde 21 de dezembro, capital e região metropolitana registram madrugada nublada, temperaturas mais amenas e previsão de pancadas fortes de chuva, com risco de quedas de árvores, alagamentos e elevação de rios e córregos.

29/12/2025 às 10:44 por Redação Plox

A onda de calor que atinge o estado de São Paulo desde 21 de dezembro deve perder intensidade gradualmente nos próximos dias, com o enfraquecimento da massa de ar quente e úmido que domina a região. Apesar da tendência de alívio térmico, a previsão aponta que os últimos dias do mês ainda serão marcados por instabilidade e chuva frequente em grande parte do Sudeste.

Massa de ar quente começa a enfraquecer, enquanto previsão indica pancadas de chuva e risco de temporais no Sudeste.

Massa de ar quente começa a enfraquecer, enquanto previsão indica pancadas de chuva e risco de temporais no Sudeste.

Foto: Reprodução / Agência Brasil.


Chuva ganha força e aumenta risco de temporais

Nesta segunda-feira (29), a madrugada começou com céu nublado e temperaturas em torno de 22 °C. O amanhecer foi de sol entre nuvens, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva e baixo volume acumulado.

Ao longo da tarde, porém, a instabilidade deve se intensificar, com previsão de chuvas fortes e potencial para provocar quedas de árvores, alagamentos e elevação do nível de rios e córregos. A máxima pode chegar a 31 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 47%.

Transição para um período menos extremo de calor

Na terça-feira (30), o calor ainda segue presente, mas com temperaturas mais amenas do que nos dias anteriores. A madrugada deve repetir o padrão de 22 °C e céu nublado.

Durante o dia, o sol aparece entre poucas nuvens, e a máxima prevista é de 29 °C, reforçando o cenário de transição para condições menos extremas de calor na capital paulista e na região metropolitana.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a