HMCC abre processo seletivo para Residência Médica para 2020

Os médicos interessados em se especializar poderão concorrer a seis vagas para três especialidades

Por Plox

30/01/2020 09h40 - Atualizado há cerca de 4 anos

Desde que assumiu o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) há quase quatro anos, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) junto a Prefeitura Municipal de Itabira, tem promovido uma série de avanços na unidade. O hospital, que é referência para a população dos 13 municípios da microrregião de Itabira vem consolidando relevantes projetos voltados à assistência prestada, além de inúmeras ações de humanização. A partir de agora, o Hospital Municipal Carlos Chagas conta com o Programa de Residência Médica. Ao todo, são seis vagas direcionadas aos profissionais de medicina com interesse em se especializar em três áreas.
 
Com duração de dois a três anos, o programa é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC). Realizada pela Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais (Aremg), as inscrições para a seleção podem ser feitas entre os dias 06 e 10/02/2020, pelo site www.aremg.org.br. O edital completo estará disponível no site www. hospitalcarloschagas.com.br

 

FSFXFoto: divulgação
 


 
As oportunidades são nas áreas de: Programa de Pré Requisito em Área Cirúrgica Básica, Clínica Médica e Medicina Intensiva. “O programa implantado no HMCC oferece o melhor ensino aos seus médicos residentes e tem o objetivo de formar profissionais de elevada qualificação ética e moral. Durante o curso, são ministradas disciplinas teóricas e práticas, como realização de procedimentos cirúrgicos, plantões e atendimento em ambulatório, sempre monitorados pelos médicos preceptores”, explica Abner Moreira de Araujo Junior, superintendente do Hospital Municipal Carlos Chagas e coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) do HMCC.
 
Os estudantes selecionados atuarão nas dependências do HMCC, na Policlínica e os locais de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF). O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 27/02/2020, no site da Aremg. O início do Programa de Residência Médica será em 01/03/2020.
 
Os residentes selecionados receberão uma bolsa mensal e cumprirão carga horária semanal de 60 horas conforme legislação vigente. “É com grande satisfação que anunciamos esse programa de residência no Hospital Municipal Carlos Chagas de Itabira. Vamos trazer bons profissionais para Itabira e mostrar as dependências das nossas unidades e passar para eles a nossa forma de trabalho e quem tem dado muito certo”, conclui a secretária de saúde de Itabira, Rosana Linhares.


Especialidades
Nº de Vagas Ofertadas 
Cirurgia Geral*
2
Clínica Médica
2
Medicina Intensiva
2
TOTAL
06
*área básica cirúrgica


ATENDIMENTO À IMPRENSA
 

Destaques