Copa do Brasil 2024: Cruzeiro enfrentará Sousa-PB na primeira fase

O tradicional clube mineiro Cruzeiro inicia sua jornada na Copa do Brasil contra o Sousa-PB, em um confronto definido pelo ranking da CBF.

Por Plox

30/01/2024 15h49 - Atualizado há 6 meses

A Copa do Brasil de 2024 promete grandes emoções desde o início, com o Cruzeiro, o maior campeão da competição, enfrentando o Sousa-PB na primeira fase do torneio. Este confronto, definido com base no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de 2024, coloca frente a frente duas equipes de realidades distintas no cenário nacional.

Foto: reprodução X / Cruzeiro

 

A competição, que conta com 80 clubes na primeira fase, organiza os times em oito potes, cada um com dez equipes. A divisão dos potes é baseada no ranking da CBF, com os 40 clubes mais bem colocados ocupando os potes A, B, C e D. Estes times, entre eles o Cruzeiro, jogarão pelo empate em confrontos únicos contra os adversários dos potes E, F, G e H, que possuem o mando de campo.

A tabela básica da Copa do Brasil 2024 já foi estabelecida, com a primeira fase marcada para o dia 21 ou 28 de fevereiro. A segunda fase ocorrerá em 6 ou 13 de março, seguida pela terceira fase em 1º ou 22 de maio. As oitavas de final estão programadas para 31 de julho ou 7 de agosto, as quartas de final para 28 de agosto ou 12 de setembro, as semifinais para 2 ou 17 de outubro e a grande final para 3 ou 10 de novembro.

Além dos 80 clubes que iniciam da primeira fase, a Copa do Brasil terá a entrada de mais 12 times a partir da terceira fase. Entre esses estão grandes nomes como Palmeiras, São Paulo, Red Bull Bragantino, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Grêmio e Atlético-MG, que disputarão a Libertadores, além do Athletico-PR, classificado via Brasileiro do ano passado, Goiás, campeão da Copa Verde, Ceará, campeão da Copa do Nordeste, e Vitória, campeão da Série B.

Os jogos da primeira fase foram distribuídos em chaves, com a chave 1 apresentando o confronto entre Sousa-PB e Cruzeiro, destacando-se como um dos jogos mais aguardados. Outros confrontos notáveis incluem Petrolina-PE x Cascavel, Anápolis x Tombense-MG, Nova Venécia-ES x Botafogo-SP, entre outros.

Destaques