Dengue e chikungunya diminuem estoque no Banco de Sangue do Márcio Cunha em Ipatinga

Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, convoca doadores de sangue em caráter de urgência

Por Plox

30/01/2024 18h32 - Atualizado há 6 meses

O Banco de Sangue do Hospital Márcio Cunha (HMC) enfrenta atualmente, um déficit nos estoques, recebendo apenas cerca de 30 doadores por dia, enquanto a média necessária para a sustentabilidade é de 60 doações diárias. Por isso, a hemoterapia do HMC solicita, em caráter de urgência, o apoio da comunidade do Vale do Aço e região, na captação de doadores de sangue. O hospital enfrenta uma emergência de saúde pública devido ao cenário crítico de arboviroses, como dengue e chikungunya, transmitidas pelo Aedes aegypti. Situação que contribui para a escassez de estoque, pois há uma demanda crescente de pacientes com plaquetas baixas que necessitam de doações. Além disso, o período de férias e o Carnaval, que se aproxima, geralmente causam a diminuição de doadores. Todos os tipos sanguíneos são urgentemente necessários. É o que explica ao Plox a hematologista e hemoterapeuta do Hospital Márcio Cunha, Elisa Gomes.Acompanhe na Live e veja como doar. 
 


Critérios para doação
Para doar o voluntário deve se encontrar em boas condições de saúde, estar bem alimentado, pesar mais de 52kg, ter comportamento sexual seguro, possuir entre 16 e 69 anos e apresentar um documento com foto no ato da doação. Menores de idade devem procurar a unidade acompanhado de um responsável ou levar um termo de consentimento assinado.
É um impedimento temporário para doação de sangue, pessoas que contraíram dengue ou outras arboviroses recentemente. Neste caso, será necessário aguardar um período de 30 dias para realizar a doação.   
 


Horários e contatos para o agendamento
HMC:  segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e entre 13h e 16h
O agendamento geral é feito pelo telefone (31) 3829-9600 ou pelo WhatsApp (31)99686-1060. Mais informações pelo site do HMC . O hospital reforça ainda que a unidade estará em funcionamento no sábado 10 de fevereiro e  na Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro.
 

Destaques