MEC anuncia resultado do Sisu 2024 com mudanças nas regras de seleção

Novidades incluem seleção anual e alterações na Lei de Cotas

Por Plox

30/01/2024 09h39 - Atualizado há 6 meses

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (30) os resultados da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. O Sisu, que utiliza as notas do Enem para oferecer vagas em universidades federais, apresenta os resultados disponíveis no Portal Único de Acesso do MEC e nas instituições de ensino onde os candidatos se inscreveram. Os selecionados terão de 1º a 7 de fevereiro para realizar suas matrículas.

Mudanças no Processo de Seleção do Sisu A edição de 2024 do Sisu traz mudanças significativas. A principal é a realização de uma única seleção anual, em vez das seleções semestrais anteriores. Isso representa uma alteração significativa no processo de admissão em instituições de ensino superior. Ao todo, são ofertadas 264.254 vagas em 127 instituições.

Atualizações na Lei de Cotas Outra mudança importante é a adoção das novas regras da Lei de Cotas. A partir de agora, 50% das vagas são reservadas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência que tenham cursado o ensino médio em escola pública. Essa atualização visa promover uma maior inclusão e diversidade no acesso ao ensino superior.

Lista de Espera e Novas Oportunidades Complementando as alterações, a lista de espera do Sisu poderá ser utilizada ao longo do ano pelas instituições participantes. Isso significa que os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso. Esta é uma oportunidade adicional para os estudantes buscarem uma vaga nas universidades federais.

Destaques