Padre Kelmon, ex-candidato à Presidência, anuncia pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo
Após repercussão nas eleições de 2022, Kelmon volta ao cenário político
Por Plox
30/01/2024 15h31 - Atualizado há cerca de 1 ano
Padre Kelmon, que ganhou notoriedade nas redes sociais durante as eleições presidenciais de 2022, anunciou nesta terça-feira (30) sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo. O anúncio foi feito por sua assessoria de imprensa, marcando o retorno do ex-candidato à Presidência da República ao cenário político. Kelmon, de 46 anos, natural de Acajutiba, a cerca de 185 km de Salvador, inicialmente se apresentou como padre e membro da Igreja Ortodoxa durante a campanha presidencial.
No entanto, sua ordenação como padre foi envolvida em controvérsias. A representação eclesiástica no Brasil não reconheceu a legitimidade de sua ordenação. Além disso, em dezembro de 2022, Kelmon foi desligado da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil, conforme divulgado em nota oficial. A declaração foi assinada pelo arcebispo metropolitano no Peru e autoridade máxima da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, Mor Francisco Ángel Ernesto Móran Vidal, e o Mons. Miguel Phellype Thiago Martins, vigário episcopal no Brasil.

Apesar dessas controvérsias, Padre Kelmon se mantém ativo no cenário político brasileiro, agora almejando um cargo no executivo municipal de São Paulo. Sua pré-candidatura suscita debates e expectativas, especialmente entre aqueles que acompanharam sua participação nas eleições presidenciais de 2022.