Ciclone extratropical no Atlântico deve aumentar chuvas e temporais no Sudeste

Sistema se forma entre as costas de São Paulo e Rio de Janeiro, fica afastado do continente, mas intensifica a instabilidade e pode provocar ventos e mar agitado no litoral.

30/01/2026 às 12:15 por Redação Plox

Um ciclone extratropical começou a se formar próximo à costa do Sudeste e deve mudar as condições do tempo no fim de semana. O sistema se origina a partir de uma área de baixa pressão no oceano Atlântico, entre as costas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Final de semana terá rajadas de vento de até 50 km/h e fortes chuvas no litoral e na região metropolitana.

Final de semana terá rajadas de vento de até 50 km/h e fortes chuvas no litoral e na região metropolitana.

Foto: Divulgação / MetSul.


Ciclone se afasta da costa, mas aumenta chuva no Sudeste

De acordo com meteorologistas, o ciclone não deve atingir diretamente o continente, mas vai contribuir para o aumento das chuvas e dos temporais em grande parte da Região Sudeste. Já na madrugada e manhã desta sexta-feira, a chuva atinge áreas do litoral de Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo.


Ao longo da tarde, as instabilidades avançam para o litoral do Rio de Janeiro, com risco de temporais localmente fortes, acompanhados de raios, trovoadas e rajadas de vento. Outra área de baixa pressão, que se forma sobre o Paraguai, também favorece a formação de chuvas intensas em Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.



Fim de semana terá tempo instável e mar agitado

No sábado, o ciclone tende a ficar mais organizado, mas segue afastado do continente, em alto-mar. Ainda assim, a presença do sistema deve estimular a formação de uma frente fria na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.


Com isso, o tempo fica instável em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com aumento da nebulosidade e pancadas de chuva ao longo do dia.


No domingo, o ciclone continua avançando em direção ao oceano, mas ainda provoca ventos moderados no litoral de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro. Em alguns momentos, as rajadas podem chegar a cinquenta quilômetros por hora, especialmente na região metropolitana de São Paulo. O mar fica agitado, com ondas próximas de um metro.

Recomendações de segurança e atenção aos temporais

Diante da previsão de chuva forte, rajadas de vento e temporais, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados. A principal recomendação é evitar situações de risco e manter atenção aos alertas emitidos pelos órgãos oficiais.


Durante tempestades, não é recomendável se abrigar debaixo de árvores, por causa do perigo de quedas e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximo a postes, torres, placas ou estruturas metálicas.


Em caso de alagamentos, a orientação é não tentar atravessar ruas ou avenidas inundadas, seja a pé ou de carro. Moradores de áreas de encosta devem ficar atentos a sinais de deslizamento, como rachaduras no solo, inclinação de postes e muros ou estalos no terreno.


Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Para resgates, incêndios ou outras ocorrências graves, o contato com o Corpo de Bombeiros deve ser feito pelo telefone 193.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a