Obras na CPTM alteram operação das linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira no fim de semana
Manutenções e melhorias neste sábado (31) e domingo (1º) mudam plataformas, horários e a circulação de trens em estações da Região Metropolitana de São Paulo.
30/01/2026 às 12:40por Redação Plox
30/01/2026 às 12:40
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Os passageiros que utilizam as linhas da CPTM devem ficar atentos às mudanças operacionais previstas para este sábado (31) e domingo (1º), quando serão realizadas obras de manutenção, melhorias e modernização ao longo da via férrea. As intervenções vão alterar principalmente plataformas de embarque e desembarque, bem como a operação de alguns serviços especiais.
As alterações operacionais ocorrem nas linhas para obras de melhoria e modernização.
Foto: Agência SP.
Alterações na Linha 10-Turquesa
Na Estação Tamanduateí, das 21h de sábado até 24h de domingo, passageiros com destino a Palmeiras-Barra Funda devem utilizar a plataforma 2. A alteração será necessária para substituição de trilhos e dormentes, manutenção em um aparelho de mudança de via, limpeza de lastro e carga e descarga de materiais.
Nas estações Ribeirão Pires e Guapituba, entre 23h e 24h de sábado, os trens vão operar apenas pela plataforma 1, devido à manutenção das máquinas de chaves de aparelhos de mudança de via no trecho.
No domingo, das 8h às 17h, os trens da Linha 10-Turquesa passam a chegar e partir da estação da Luz. Como alternativa para o acesso à estação Palmeiras-Barra Funda, os passageiros poderão utilizar a Linha 11-Coral. A medida será adotada para manutenção das chaves seccionadoras no trecho.
Operação especial na Linha 11-Coral
Entre 21h e 24h de sábado, nas estações Suzano e Calmon Viana, embarques e desembarques serão concentrados na plataforma 1, em função de serviços de pintura de passarela metálica na estação Calmon Viana.
Nas estações Jundiapeba e Braz Cubas, entre 23h e 24h de sábado, os trens vão operar somente pela plataforma 2.
Na Estação Mogi das Cruzes, das 23h às 24h de sábado, embarques e desembarques ocorrerão exclusivamente na plataforma 4, para a realização de serviços preventivos nas máquinas de chaves das unidades remotas do trecho.
Já no domingo, na Estação Antonio Gianetti Neto, os trens utilizam apenas a plataforma 2 entre 4h e 13h, e apenas a plataforma 1 entre 13h e 22h, em ambos os períodos para serviços na via permanente.
Também no domingo, na Estação Tatuapé, das 8h às 24h, embarques e desembarques ocorrerão pela plataforma 3, em razão de obras de manutenção na plataforma 1.
Ajustes na Linha 12-Safira e no Expresso Aeroporto
Na Linha 12-Safira, na Estação Tatuapé, das 21h até 24h de sábado, os trens vão utilizar a plataforma 2 devido à carga de materiais.
No Expresso Aeroporto, o serviço funcionará no domingo, das 5h às 24h, com intervalos de 1 hora durante todo o dia. A recomendação é que os passageiros programem a viagem com antecedência, considerando os intervalos ampliados e as mudanças de plataforma.
Atendimento ao passageiro e canais de informação
Os colaboradores da companhia estarão à disposição para auxiliar os passageiros em seus deslocamentos, orientando sobre mudanças de plataforma, trajetos alternativos e demais ajustes operacionais.
Todas as alterações na operação estão sendo comunicadas por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização nas estações. Os passageiros também podem acompanhar as atualizações pelas redes sociais da companhia e tirar dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no telefone 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é responsável pela operação de transporte ferroviário de passageiros em quatro linhas, que somam 142 km de extensão. Desse total, 74 km estão na capital paulista, que concentra 18 das 41 estações atendidas.
A companhia transporta, em média, 1,2 milhão de passageiros por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 53,5 mil km, o equivalente a aproximadamente 1,3 volta em torno da Terra, em 1.551 viagens programadas. A CPTM atende moradores de 12 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.