Vídeo: motociclista que fazia ‘malabarismo’ e ocultava placa é detido após perseguição da polícia em Santa Bárbara
Ação conjunta da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal deteve, em município vizinho, motociclista acusado de manobras perigosas, ocultação de placa e desacato, após vídeos e denúncias anônimas chegarem às autoridades
30/01/2026 às 08:23por Redação Plox
30/01/2026 às 08:23
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Uma ação conjunta da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal realizada na quinta-feira (29) resultou na detenção de um motociclista acusado de cometer uma série de infrações gravíssimas e crimes de trânsito em Santa Bárbara.
A operação foi desencadeada após denúncias anônimas indicarem que o condutor de uma motocicleta vermelha de grande porte vinha realizando manobras perigosas, conhecidas como “malabarismo”, colocando em risco pedestres e outros motoristas.
Além das manobras sobre apenas uma roda, as imagens mostraram que o veículo possuía um dispositivo mecânico acoplado à placa de identificação, projetado para ocultar os caracteres e dificultar a fiscalização eletrônica e policial.
Foto: Lindiomar Reis
Vídeos enviados às autoridades confirmaram a condução temerária. Além das manobras sobre apenas uma roda, as imagens mostraram que o veículo possuía um dispositivo mecânico acoplado à placa de identificação, projetado para ocultar os caracteres e dificultar a fiscalização eletrônica e policial.
Abordagem no endereço do suspeito
Com a identificação do suspeito, as equipes se deslocaram até o endereço do motociclista, em um município vizinho. No momento em que ele se preparava para sair de casa, foi abordado pelos agentes e chegou a confessar que realizava as manobras durante a madrugada.
Durante a intervenção, porém, o homem passou a apresentar comportamento hostil. De acordo com o registro da ocorrência, ele desobedeceu ordens legais, proferiu palavras de baixo calão e desacatou os agentes, tentando incitar um confronto físico. Para garantir a segurança da equipe e a manutenção da ordem pública, foi necessário o uso progressivo da força para contê-lo.
Mecanismo de ocultação e encaminhamento à delegacia
Na abordagem, foi novamente constatada a presença do mecanismo de ocultação da placa, reforçando a suspeita de adulteração de sinal identificador veicular. O motociclista foi detido e levado à Delegacia de Polícia de Plantão para responder pelos crimes de direção perigosa, desacato, desobediência, resistência à prisão e por suspeita de adulteração de sinal identificador.
Antes do encaminhamento, o indivíduo recebeu atendimento médico, conforme o protocolo de garantia de direitos. A operação reforça o compromisso das forças de segurança em retirar de circulação condutores que desrespeitam a legislação de trânsito e colocam em risco a vida da coletividade.