Voo da Latam faz pouso de emergência após explosão de carregador portátil na cabine
Avião que saiu de São Paulo para Brasília desviou para Ribeirão Preto na tarde de 29 de janeiro; não houve feridos e viagem foi retomada depois
30/01/2026 às 10:43por Redação Plox
30/01/2026 às 10:43
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um voo da Latam Airlines Brasil que partiu de São Paulo com destino a Brasília precisou fazer um pouso de emergência na tarde de quinta-feira (29/1) após a explosão de um carregador portátil dentro da cabine. A aeronave desviou a rota e pousou no Aeroporto de Ribeirão Preto. Ninguém ficou ferido e, depois dos procedimentos de segurança, o avião seguiu viagem para a capital federal.
Explosão de carregador portátil força pouso de emergência de avião com destino à Brasília
Foto: (crédito: Latam/Reprodução)
Pouso acompanhado por bombeiros e equipe médica
A Rede VOA, responsável pela operação do Aeroporto de Ribeirão Preto, informou que o pouso foi monitorado, por precaução, por equipes do Corpo de Bombeiros e por profissionais de saúde do terminal. Segundo a administradora, alguns passageiros passaram mal em razão do nervosismo no momento da aterrissagem, mas todos foram atendidos ainda em solo e não houve necessidade de encaminhamento para hospitais.
Cerca de três passageiros se sentiram mal durante o pouso por conta do nervosismo e foram atendidos em solo logo após o pouso, nenhum deles foi encaminhado para o hospital
Rede VOA
Tripulação é treinada para ocorrências a bordo
Em nota, a Latam ressaltou que os tripulantes são capacitados para agir em situações de emergência, como incidentes envolvendo equipamentos eletrônicos a bordo. A companhia afirmou ainda que adota todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para garantir a segurança de seus passageiros e funcionários, reforçando que a integridade de quem está a bordo é prioridade em qualquer procedimento.
O caso reacende a atenção para o transporte de dispositivos eletrônicos e baterias em aeronaves, um tema recorrente entre autoridades de aviação e companhias aéreas, que mantêm orientações específicas para o uso e o armazenamento desses equipamentos durante os voos.