Receita paga nesta sexta lote de janeiro da restituição do IR a contribuintes da malha fina

Cerca de 183 mil pessoas que regularizaram pendências receberão R$ 403,65 milhões; consulta pode ser feita no site e no app da Receita

30/01/2026 às 10:06 por Redação Plox

Cerca de 183 mil contribuintes que haviam caído na malha fina do Imposto de Renda e regularizaram pendências com o Fisco receberão a restituição nesta sexta-feira (30/1). A Receita Federal libera o lote de janeiro, que também inclui valores residuais de anos anteriores.

Lote da restituição do Imposto de Renda também inclui valores residuais de anos anteriores

Lote da restituição do Imposto de Renda também inclui valores residuais de anos anteriores

Foto: Marcello Casal Jur/Agência Brasil


No total, 182.959 contribuintes vão receber R$ 403,65 milhões, somando grupos prioritários e não prioritários.

Quem vai receber neste lote

As restituições deste lote estão distribuídas da seguinte forma:

• 124.065 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
• 27.295 contribuintes de 60 a 79 anos;
• 15.951 contribuintes sem prioridade;
• 7.868 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
• 4.692 contribuintes acima de 80 anos;
• 3.088 contribuintes com deficiência física ou mental ou com doença grave.

Como consultar a restituição

A consulta ao lote, aberta desde 23 de janeiro, pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Para verificar a situação, o contribuinte deve acessar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Forma de pagamento e correção de dados

O pagamento será feito na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Quem não constar na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e emitir o extrato da declaração. Se houver pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Problemas no crédito da restituição

Caso a restituição não seja depositada na conta indicada, por exemplo em situação de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nessa hipótese, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta em seu nome pelo Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).

Se o valor não for resgatado dentro de um ano, será necessário solicitar a restituição no Portal e-CAC. Ao acessar a página, o contribuinte deve entrar no menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a