Campanha de vacinação contra a Influenza começa mais cedo em Minas Gerais

Imunização começará na próxima segunda (3/4) e seguirá até 31/5

Por Plox

30/03/2023 16h44 - Atualizado há mais de 1 ano

A 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza terá início em Minas Gerais na próxima segunda-feira, 3 de abril, uma semana antes do lançamento nacional, previsto para 10 de abril. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) optou pela antecipação devido à disponibilidade de doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

O vírus influenza é responsável por infecções agudas do sistema respiratório, com alto potencial de transmissão e pode levar à morte. No ano passado, 132 pessoas morreram em Minas Gerais devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus. Em 2023, já foram registradas duas mortes.

Foto: Fábio Marchetto / SES-MG

 

Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, destaca que a antecipação da vacinação é fundamental para reduzir possíveis complicações decorrentes da infecção, visto que a produção de anticorpos protetores ocorre entre 2 a 3 semanas após a imunização.

“A vacinação contra a influenza contribui para minimizar a carga da doença ao longo do ano, prevenir complicações e reduzir sintomas nos grupos prioritários, além de evitar a sobrecarga nos serviços de saúde”, explica Prosdocimi.

Para a campanha de 2023, Minas Gerais já recebeu 1.420.000 doses do Ministério da Saúde, que serão distribuídas aos 853 municípios do estado. Para a implementação da campanha, as cidades deverão considerar a quantidade de doses disponíveis e a logística local. A campanha seguirá até o dia 31 de maio, com meta de cobertura vacinal de 90%. A expectativa é que 8.519.957 pessoas sejam vacinadas em Minas Gerais.

Os grupos prioritários para a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza são:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Trabalhador da saúde (todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade),
Gestantes e puérperas
Professores do ensino básico e superior
Povos indígenas
Idosos com 60 anos ou mais de idade
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
Trabalhadores portuários
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
 

Destaques