Taça do Mundial FIFA 2023 chega ao Brasil e impulsiona plano nacional para futebol feminino

Estratégia Nacional para o Futebol Feminino será anunciada durante evento no Palácio da Alvorada

Por Plox

30/03/2023 10h25 - Atualizado há cerca de 1 ano

Nesta quinta-feira, 30 de março, às 10h, a taça do Mundial FIFA 2023, disputada por 32 seleções no campeonato de Futebol Feminino entre 20 de julho e 20 de agosto na Austrália e na Nova Zelândia, será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à ministra do Esporte, Ana Moser, em cerimônia no Palácio da Alvorada.

Durante o evento, será firmado o decreto que estabelece a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino. A iniciativa, implementada pelo Ministério do Esporte, tem como objetivo promover ações para o desenvolvimento do futebol feminino, tanto profissional quanto amador, no Brasil. O plano visa descobrir e incentivar novos talentos, além de garantir investimentos necessários para o progresso do esporte.

Foto: FIFA

 

Neste Mês da Mulher, a Estratégia Nacional enfatiza o combate à discriminação de meninas e mulheres no futebol e o incentivo à participação feminina em cargos de gestão, arbitragem e direção técnica de equipes. O decreto estipula que, em 120 dias, o Ministério do Esporte deverá elaborar um diagnóstico da situação atual do futebol feminino no país e um Plano de Ações até 2025 para implementar a Estratégia.

O evento no Palácio da Alvorada contará com a presença da ministra Cida Gonçalves (Mulheres), dos embaixadores no Brasil dos países-sede do evento – Sophie Davies (Austrália) e Richard Prendergast (Nova Zelândia), além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, e de representantes da FIFA.

Na Copa 2023, o Brasil buscará seu primeiro título na competição. A seleção está no Grupo F, junto com França, Panamá e Jamaica. O troféu tem percorrido, desde 25 de fevereiro, os 32 países classificados para o Mundial. O time nacional

Destaques