Bolsonaro aponta Zema como opção à Presidência em 2026 e reafirma candidatura

Mesmo inelegível, Bolsonaro diz que vai se registrar no TSE e cita Zema, Tarcísio, Caiado e Jorginho como alternativas da direita

Por Plox

30/03/2025 15h50 - Atualizado há 2 dias

Durante entrevista concedida à Folha de S. Paulo no último dia 28, o ex-presidente Jair Bolsonaro mencionou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), como uma das possíveis figuras da direita para disputar a Presidência da República em 2026.


Imagem Foto: ALMG


Ao comentar sobre o cenário eleitoral, Bolsonaro elogiou Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e aliado político do Republicanos, e citou outros nomes que, segundo ele, têm se destacado na gestão pública. \"Tarcísio é uma excelente pessoa, fenomenal gestor e um bom político. Assim como o Zema, que fez uma boa gestão em Minas. Também temos o Caiado, de Goiás, o Jorginho Mello, de Santa Catarina, além de bons parlamentares por aí\", disse.



Apesar dos elogios e sugestões de nomes alternativos, Bolsonaro deixou claro que pretende disputar a eleição presidencial, mesmo estando atualmente inelegível. Ele afirmou que vai registrar sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que buscará até o último momento reverter sua situação jurídica: \"Dentro do PL, devidamente autorizado pelo Valdemar Costa Neto, o candidato sou eu\".


Zema, por sua vez, adota um discurso mais reservado. Em dezembro de 2024, afirmou que pretende apoiar o vice-governador de Minas, Professor Mateus, ao governo estadual e também se comprometeu a apoiar um nome da direita ou centro-direita à presidência. No entanto, não descartou a possibilidade de ser ele o escolhido: \"Eu pessoalmente gostaria mais de estar apoiando do que ser [candidato], mas missão dada é missão cumprida\".



A relação entre Bolsonaro e Zema tem sido marcada por trocas públicas de apoio. Após a decisão da Primeira Turma do STF que tornou Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado, o governador mineiro usou as redes sociais para declarar: \"O maior líder da oposição ao governo do PT é Jair Bolsonaro. Espero que a justiça seja feita e que ele recupere seus direitos políticos\".


No dia seguinte, Bolsonaro respondeu com agradecimentos e palavras de admiração: \"Governador, muito obrigado pelas palavras, consideração e deixo aqui também minha consideração e grande carinho por Vossa Excelência!\"



Com o cenário político ainda indefinido, Bolsonaro tenta manter sua presença no debate eleitoral enquanto figuras como Zema ganham projeção como possíveis alternativas da direita para a disputa presidencial de 2026.


Destaques