Estabelecimento é flagrado usando corante para maquiar carne estragada em SC

Ministério Público identificou práticas ilegais em supermercados, açougues e restaurantes durante operação no estado

Por Plox

30/03/2025 10h15 - Atualizado há 2 dias

Durante uma série de fiscalizações realizadas pelo Ministério Público de Santa Catarina, práticas ilegais relacionadas à comercialização de alimentos foram descobertas em estabelecimentos da região oeste do estado.


Imagem Foto: FV


Entre os dias 24 e 26 de março, agentes vistoriaram 17 locais, incluindo supermercados, açougues e restaurantes nas cidades de Seara e Xavantina. Em um desses pontos, foi constatado o uso de corante para mascarar carnes estragadas, fazendo com que aparentassem estar frescas e mais vermelhas.



A operação também encontrou outras irregularidades graves: carnes congeladas após o vencimento estavam sendo vendidas, ovos eram expostos diretamente ao sol, e moscas foram vistas dentro de embalagens de carne. Além disso, laticínios vencidos – alguns com data de validade expirada há mais de um ano – estavam armazenados de forma inadequada. Em restaurantes, os fiscais encontraram ambientes insalubres e hortaliças em estado avançado de decomposição, com mofo, fungos e presença visível de matéria orgânica deteriorada.



No norte do estado, em São Francisco do Sul, outra ação do MP resultou na apreensão de mais de uma tonelada de carne imprópria para o consumo. Em um dos locais vistoriados, um gerente foi preso em flagrante por reembalar carnes vencidas para vendê-las no balcão. Nos demais estabelecimentos com irregularidades, não houve prisões, mas os responsáveis responderão por crimes contra as relações de consumo. O Ministério Público informou que todas as medidas legais foram tomadas para impedir que os produtos fossem comercializados.


Destaques