Cidade de Guapé, localizada no Sul de Minas, terá nova eleição após anulação dos votos do prefeito eleito

TSE confirmou inelegibilidade de Thiago Sávio Câmara e determinou novo pleito na cidade do Sul de Minas

Por Plox

30/03/2025 18h38 - Atualizado há 2 dias

A cidade de Guapé, situada no Sul de Minas, passará por novas eleições municipais para o cargo de prefeito. A decisão foi tomada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manter o indeferimento da candidatura de Thiago Sávio Câmara (PSDB), que havia sido o mais votado no pleito de 2024.


Imagem Foto: Reprodução / Google Street View


O TSE analisou o caso em sessão realizada no dia 14 de março e, por unanimidade, confirmou que Thiago se enquadra em condição de inelegibilidade. O processo transitou em julgado no último dia 25 de março, o que impede qualquer novo recurso por parte do candidato.



Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a inelegibilidade de Thiago se deve ao fato de ele ter tido seu mandato de vereador cassado em 2022 pela Câmara Municipal de Guapé, por quebra de decoro parlamentar. Conforme determina a legislação, a penalidade impede sua candidatura durante o período restante do mandato e pelos oito anos seguintes.


O registro de sua candidatura já havia sido indeferido tanto pelo juiz eleitoral da cidade quanto pelo TRE-MG. Ao recorrer ao TSE, o candidato não apresentou nenhuma decisão judicial que suspendesse os efeitos da cassação. A relatora do processo, ministra Isabel Gallotti, destacou que a situação de Thiago configura a causa de inelegibilidade prevista no artigo 1º, inciso I, alínea 'b', da Lei Complementar nº 64/90.



Com a anulação dos votos atribuídos à chapa de Thiago, o município terá que convocar novas eleições. A nova data ainda será definida pelo TRE-MG. Enquanto o pleito não ocorre, a administração municipal ficará sob responsabilidade do presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Cunha Costa (PSD).


Destaques