Janones chama ré do 8/1 de 'desgraça' e cita possível candidatura
Deputado André Janones atacou Débora Rodrigues nas redes e criticou políticos de direita, chamando-os de 'nazistas'
Por Plox
30/03/2025 15h22 - Atualizado há 2 dias
O deputado federal André Janones (Avante-MG) voltou a causar polêmica neste sábado (29), ao usar suas redes sociais para atacar Débora Rodrigues, cabeleireira acusada de envolvimento nos atos do dia 8 de janeiro em Brasília. Ela é ré no Supremo Tribunal Federal (STF) por ter pichado a frase “Perdeu, Mané” na estátua da Justiça, que fica em frente à sede da Corte.

No texto publicado em seu perfil na rede X, antigo Twitter, Janones não poupou palavras ao se referir à mulher: “Alguém duvida que essa desgraça dessa Débora virá candidata ano que vem? Débora do Batom”, escreveu o parlamentar. Ele ironizou a possibilidade de que a cabeleireira dispute as eleições de 2026, sugerindo que a trajetória política dela já esteja sendo preparada.

O deputado, que recentemente admitiu envolvimento em um esquema de rachadinha, foi além e atacou parlamentares de direita, dizendo que o Brasil corre o risco de ver a maioria das cadeiras da Câmara e do Senado ocupadas por “nazistas” nas próximas eleições. Segundo ele, isso poderia resultar no enfraquecimento da democracia no país.
“Se continuarmos assistindo a banda passar, eles irão concluir o plano de correr a democracia por dentro, elegendo a maioria de nazistas ano que vem (...)”, afirmou Janones.
Débora Rodrigues, que chegou a ser presa, passará agora a cumprir prisão domiciliar. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR), que recomendou a mudança no regime da pena.