Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Gaeco confirma caso de nepotismo envolvendo vereador de Fabriciano

30/04/2019 às 18:26 por Redação Plox

A reportagem do PLOX ouviu de uma fonte ligada à equipe de investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) a confirmação de que já é definido o envolvimento de um vereador da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano em nepotismo.

Segundo declarações dessa fonte, nesta terça-feira (30), há indícios suficientes que apontam o vereador Nélio do Abacaxi (PT do B) por ter promovido a prática de nepotismo.

Perguntado pelo PLOX sobre o envolvimento de outros parlamentares da Câmara de Fabriciano e Timóteo, conforme mencionado em matéria anterior do PLOX, a fonte disse: "olha, de caso concreto mesmo nós só temos o caso de nepotismo desse vereador Nélio do Abacaxi. Quanto a outras investigações, sempre temos recebido muitas denúncias tanto de Fabriciano quanto de Timóteo, mas de concreto mesmo, por enquanto, só o caso de nepotismo desse vereador", afirmou a fonte.

Vereador Nélio do Abacaxi envia nota sobre o caso

O Vereador Nelio Silva Damasceno, conhecido como "Nélio do Abacaxi", enviou nota à redação do PLOX. No documento ele afirma que "há uma visão equivocada sobre o tema" nepotismo.

Sobre a possibilidade de ocorrência de "nepotismo cruzado", que envolveria câmaras de vereadores de cidades diferentes, tal como caracterizado pelos promotores ouvidos pelo PLOX, o vereador disse que "não existindo nepotismo em pessoas jurídicas diversas, pois são entes autônomas e totalmente independentes", afirma o parlamentar.

Nélio também defende que nepotismo não é um crime, e que se trata de "uma situação que se resolve na esfera cível e não  criminal, contudo frisamos que há uma visão equivocada sobre o tema", afirma outro trecho da nota.

Veja a íntegra da nota de esclarecimento:

O Vereador de Coronel Fabriciano Nélio do Abacaxi, citado em matéria publicada, esclarece que não há qualquer hipótese de nepotismo no que foi divulgado, não existindo nepotismo em pessoas jurídicas diversas, pois são entes autônomas e totalmente independentes. Sempre dei direção aos meus atos com muita humildade, em uma vida simples para cuidar da família e das pessoas. Pessoas simples quando vencem na vida incomodam muitos. Nepotismo é uma situação que se resolve na esfera cível e não criminal, contudo frisamos que há uma visão equivocada sobre o tema, porque muito se fala de nepotismo, mas pouco de estuda sobre ele. Nepotismo não é uma equação matemática onde 2 mais 2 são 4, é necessário atinar para as peculiaridades do fato concreto e vários outros requisitos para sua configuração que não se fazem presentes. Sempre pautei minha atuação parlamentar no respeito à lei e ao povo.

(Fim da nota).

Coletiva na última sexta-feira

Na última sexta-feira (26), membros do GAECO convocaram a imprensa para tratar de assuntos envolvendo a prisão do vereador Gilmarzinho (PTC), o sétimo parlamentar preso na Operação Dolos.

Foto: Marcelo Augusto / PLOXWhatsApp Image 2019-03-19 at 15.42.47

Dentre os vários assuntos, foi comentada a denúncia de nepotismo cruzado, envolvendo o parlamentar de Ipatinga com um de Coronel Fabriciano. Os representantes do Gaeco mencionaram também o nepotismo triangulado. Esse tem um arranjo mais elaborado e pode envolver três cidades e três vereadores ou mais, por exemplo. 

Com exceção do ex-vereador José Geraldo Andrade, que está em liberdade com medida restritiva de direito, os outros seis permanecem presos na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba-MG.

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Pablo Marçal critica Bolsonaro e promete: 'Não vou errar como você errou na presidência'

Em meio à corrida eleitoral em São Paulo, o ex-coach Pablo Marçal provoca Bolsonaro, atraindo parte do eleitorado bolsonarista, apesar do apoio do ex-presidente ao atual prefeito Ricardo Nunes.

WhatsApp-Image-2019-07-03-at-13.14.jpg
POLíTICA

CPI de Brumadinho aprova parecer e sugere indiciamento de 14 pessoas

Senador Carlos Viana (PSD-MG) afirmou que "importantes lições não foram aprendidas" com as tragédias de Mariana e Brumadinho

POLíTICA

Deputado propõe PEC com pagamento proporcional às horas trabalhadas

Modelo inspirado nos Estados Unidos busca substituir a escala 6x1 com maior flexibilidade para trabalhadores

POLíTICA

Assembleia de Minas deve votar Orçamento de 2025 nesta semana

Entendimento entre os Poderes viabilizou a votação, com inclusão de ajustes no IPSM e créditos para o Judiciário e outras instituições

para você
Trump cancela milhares de vistos de estudantes estrangeiros nos EUA
EDUCAçãO

Trump cancela milhares de vistos de estudantes estrangeiros nos EUA

Cerca de 6 mil documentos foram anulados; maioria dos casos envolve violações legais e protestos políticos

ibge
EMPREGO

IBGE abre vagas em Minas Gerais com salário de até R$ 2.100,00

Inscrições para oportunidades no Censo 2021 vão até semana que vem

"No momento é muito cedo para falar sobre isso (volta aos gramados)", diz médico do PSG
ESPORTES

Neymar recebe alta após cirurgia no tornozelo direito no Catar

O médico do PSG, que acompanha o caso de Neymar, afirmou que ainda é muito cedo para falar sobre a volta do jogador aos gramados

POLíCIA

Aumenta número de mortos em acidente envolvendo ônibus da Gontijo

Colisão entre carreta e ônibus da Gontijo na BR-116 deixa mortos e feridos