Último capítulo do remake de A Escrava Isaura era reapresentado há 14 anos

A trama, escrita por Tiago Santiago, teve 167 capítulos

Por Plox

30/04/2019 14h45 - Atualizado há mais de 5 anos

Há 14 anos, a Record TV reapresentava o último capítulo do remake de A Escrava Isaura, na faixa das 19h. A trama, escrita por Tiago Santiago - adaptada livremente da obra de Bernardo Guimarães - teve 167 capítulos. 

A novela contava a história de uma escrava branca, Isaura (Bianca Rinaldi), filha de Miguel (Jackson Antunes), feitor da fazenda dos Almeida, e da escrava Juliana (Walquíria Ribeiro). A mãe de Isaura morre após o parto, ao ser açoitada no tronco. Isaura é criada por Gertrudes (Norma Blum) e tem uma educação esmerada; ela canta, toca piano, borda, pinta e fala alguns idiomas. 

A-Escrava-Isaura(Foto: divulgação)

Isaura, já com 20 anos, começa a ser perseguida pelo perverso Leôncio Almeida (Leopoldo Pacheco), que volta à fazenda depois de passar muitos anos fora. Leôncio se casa com Malvina (Maria Ribeiro), filha do coronel Sebastião Cunha (Paulo Figueiredo), rico fazendeiro da região. O casamento é apenas de interesse.

escrava-isaura-bianca-bin-leopoldo-pachecoLeopoldo Pacheco e Bianca Rinaldi interpretaram Leôncio e Isaura, no remake de A Escrava Isaura, em 2004 (Foto: divulgação)

O tempo vai passando e Leôncio vai desenvolvendo uma paixão doentia pela escrava branca. Gertrudes quer dar a liberdade a Isaura, mas seu esposo Comendador Almeida (Rubens de Falco) sempre prometia em libertar a jovem. Miguel tenta por várias vezes comprar a filha, mas nunca consegue. 

Gertrudes e Comendador Almeida morrem e Isaura, definitivamente, se torna propriedade de Leôncio. Ela passa a sofrer os mais terríveis castigos de seu senhor e de Rosa (Patrícia França), que também é escrava. Isaura sofre os assédios de Leôncio, mas ela nunca cede os desejos imorais do perverso. Tempos se passam. Isaura foge com seu pai, Miguel, e ela conhece o abolicionista Álvaro Mendonça (Théo Becker), se apaixonam e o moço luta para libertar a amada. A escrava é recapturada e volta às garras do malvado Leôncio. O filho do comendador hipoteca a fazenda e precisa de dinheiro para pagar as dívidas. Álvaro quita as dívidas de Leôncio e se torna dono de todas as suas propriedades, inclusive de Isaura. Ele fica completamente na miséria.

Já na miséria, Leôncio não se conforma que perdeu seus bens e, principalmente Isaura, ele sequestra a ex-escrava. O vilão é assassinado com uma facada no peito, em uma casa abandonada. Isaura é pega com a mão na arma e vai presa como principal suspeita do assassinato. Começa a busca pelo verdadeiro assassino, já que Leôncio fez muitos inimigos. Na primeira exibição, o verdadeiro assassino foi seu Chico (Jonas Mello), feitor da fazenda. A trama foi reprisada mais três vezes, porém, os assassinos foram diferentes. Em 2006, Rosa quem matou Leôncio; na segunda reprise, em 2007, o assassino era o jardineiro Belchior (Ewerton de Castro), em 2014, exibida pela Fox Life, Malvina quem foi a assassina. 

Em 2017, a trama foi reprisada pela Record TV, substituindo a novela Escrava Mãe.

Bianca Rinaldi, Leopoldo Pacheco, Mayara Magri, Maria Ribeiro, Théo Becker, Patrícia França, Jackson Antunes, Paulo Figueiredo, Ewerton de Castro e Déo Garzes interpretaram os papéis principais da trama.

PRIMEIRA VERSÃO

Em 1976, a Rede Globo produziu Escrava Isaura. A trama respeitou o romance de Bernardo Guimarães; o personagem Leôncio se matou com um tiro. Lucélia Santos, Edwin Luisi e Rubens de Falco faziam os papéis principais.

Destaques