Vídeo: Indignação após morte de modelo e continuidade da SPFW
Pessoas ligadas ao mundo fashion, e até mesmo o público de fora dele, se posicionou nas redes sociais, tecendo duras críticas
Por Plox
30/04/2019 11h00 - Atualizado há mais de 5 anos
Sob os olhares de inúmeras pessoas, a súbita morte do modelo Tales Cotta, enquanto desfilava na passarela do São Paulo Fashion Week, no último sábado, 27, movimentou não somente o mundo fashion, mas também da música.
O modelo sofreu a queda no evento, mas acabou morrendo em um hospital. Mesmo diante do falecimento do jovem de 26 anos, o encontro de moda foi alvo de muitas críticas, pelo fato de ter dado continuidade à programação normal. Pessoas ligadas ao mundo fashion e até mesmo o público fora dele se posicionou nas redes sociais, tecendo duras críticas não somente à produção do evento, mas ao mundo da moda em si e às marcas que prosseguiram com as atividades.
Apesar da notícia da morte do modelo, programação do evento continuou- Foto: Reprodução
Entre aqueles que se mostraram indignados, estava o cantor de rap Rico Dalasam. Em meio a modelos desfilando, ele se revoltou, e na passarela disse, antes de abandonar o local: “Não era para ninguém estar aqui. O garoto acabou de morrer e vocês estão aqui como se a vida não valesse nada. Enquanto os vivos não lamentarem a morte dos negros, dos brancos e da humanidade das pessoas, a agonia vai estar no travesseiro de todo mundo agonia no travesseiro de todo mundo”.
Confira:
"Sistema falido"
Em vídeo, a jornalista de moda Alexandra Farah fez um longo desabafo, dizendo que o falecimento do modelo representa um sistema “falido e que vem esgarçando desde os anos 90”. A especialista continuou: “É uma metáfora a morte do Tales de que não está certo, que não está legal. Que 'tudo por dinheiro' já era”, desabafou. No dia seguinte ao evento, a organização do São Paulo Fashion Week enviou nota à imprensa lamentando o ocorrido e esclarecendo que deu opção para que as marcas cancelassem os desfiles. Ainda determinou todos fizessem um minuto de silêncio antes dos desfiles das que decidissem exibir suas coleções.
Leia a nota da organização do evento:
"O modelo Tales Cotta teve um mal súbito no desfile da Ocksa e foi prontamente atendido pelos socorristas. Foi levado ao hospital com vida, sem indicação que viria a falecer. O evento foi informado do falecimento às 18:50. Com esta notícia, a organização se reuniu com as marcas, diretores de desfiles, stylists e modelos que tinham desfiles na programação, e foi dada a opção de cancelar os mesmos. Mesmo abalados, todos decidiram manter os desfiles. Foi decidido também pelo minuto de silêncio na abertura de cada um. Lamentamos profundamente a morte de Thales, e mais uma vez prestamos nossas condolências à família. Estamos prestando toda assistência necessária neste triste momento".
Atualizada às 14h05