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A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), sediada em Araxá, Minas Gerais, está trabalhando no desenvolvimento de projetos que visam aprimorar o uso do nióbio em baterias de carros elétricos. A inserção desse metal, proveniente da mina de pirocloro da empresa, nas baterias de lítio dos veículos pode tornar as recargas ultrarrápidas, similar ao tempo de abastecimento de um carro a combustão.
"Com o nióbio, estamos conseguindo aumentar a segurança da bateria, dela ser recarregada com uma potência muito maior. Estamos falando de 10 minutos para uma recarga total da bateria", afirmou Érico França, analista de desenvolvimento de mercado da CBMM, em entrevista exclusiva ao Autotempo.
Aplicações do nióbio e expansão do mercado
Atualmente, o nióbio é utilizado principalmente na indústria siderúrgica, conferindo maior leveza e resistência às ligas metálicas. Com a crescente demanda por carros elétricos em razão de legislações ambientais mais rígidas, a CBMM espera que os primeiros veículos com baterias de maior eficiência e recargas ultrarrápidas cheguem às ruas ainda nesta década.
"Os projetos fora da siderurgia representam de 5% a 10% do faturamento da empresa. Até 2030, a expectativa é que essa fatia chegue a 20% a 30% do bolo. Temos certeza que, em breve, a aplicação do nióbio nas baterias dos carros elétricos das montadoras será uma realidade", reforçou Paulo Haddad, gerente de desenvolvimento de mercado da CBMM.
Importância da pesquisa e presença global
A CBMM detém 80% da produção mundial de nióbio, extraído de sua mina em Araxá. A empresa exporta o metal para mais de 50 países, sendo a China, maior fabricante de carros elétricos do mundo, seu principal cliente.
Testes em caminhão híbrido na Copa Truck
A próxima etapa dos testes da CBMM será a aplicação do nióbio nas baterias do primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo, o Meteor Mission Zero. Em parceria com a Giaffone Eletric e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o veículo tem sido monitorado quanto à redução das emissões de poluentes e a eficiência da bateria.
"O nióbio já está presente em peças e componentes do caminhão, como a proteção da bateria e os tubos da gaiola da cabine do piloto. O próximo passo será ele rodar com bateria de lítio com nióbio", revelou França.
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