Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Nióbio mineiro: a chave para baterias mais eficientes em carros elétricos

"O nióbio já está presente em peças e componentes do caminhão, como a proteção da bateria e os tubos da gaiola da cabine do piloto.

30/04/2023 às 14:07 por Redação Plox

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), sediada em Araxá, Minas Gerais, está trabalhando no desenvolvimento de projetos que visam aprimorar o uso do nióbio em baterias de carros elétricos. A inserção desse metal, proveniente da mina de pirocloro da empresa, nas baterias de lítio dos veículos pode tornar as recargas ultrarrápidas, similar ao tempo de abastecimento de um carro a combustão.

 

 Foto: CBMM/Divulgação

"Com o nióbio, estamos conseguindo aumentar a segurança da bateria, dela ser recarregada com uma potência muito maior. Estamos falando de 10 minutos para uma recarga total da bateria", afirmou Érico França, analista de desenvolvimento de mercado da CBMM, em entrevista exclusiva ao Autotempo.

Aplicações do nióbio e expansão do mercado

Atualmente, o nióbio é utilizado principalmente na indústria siderúrgica, conferindo maior leveza e resistência às ligas metálicas. Com a crescente demanda por carros elétricos em razão de legislações ambientais mais rígidas, a CBMM espera que os primeiros veículos com baterias de maior eficiência e recargas ultrarrápidas cheguem às ruas ainda nesta década.

"Os projetos fora da siderurgia representam de 5% a 10% do faturamento da empresa. Até 2030, a expectativa é que essa fatia chegue a 20% a 30% do bolo. Temos certeza que, em breve, a aplicação do nióbio nas baterias dos carros elétricos das montadoras será uma realidade", reforçou Paulo Haddad, gerente de desenvolvimento de mercado da CBMM.

Importância da pesquisa e presença global

A CBMM detém 80% da produção mundial de nióbio, extraído de sua mina em Araxá. A empresa exporta o metal para mais de 50 países, sendo a China, maior fabricante de carros elétricos do mundo, seu principal cliente.

Testes em caminhão híbrido na Copa Truck

A próxima etapa dos testes da CBMM será a aplicação do nióbio nas baterias do primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo, o Meteor Mission Zero. Em parceria com a Giaffone Eletric e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o veículo tem sido monitorado quanto à redução das emissões de poluentes e a eficiência da bateria.

"O nióbio já está presente em peças e componentes do caminhão, como a proteção da bateria e os tubos da gaiola da cabine do piloto. O próximo passo será ele rodar com bateria de lítio com nióbio", revelou França.

Compartilhar a notícia

Veja também
pm.jpg
GERAL

Ipatinguenses estão entre os desaparecidos em Brumadinho 

Conforme o Corpo de Bombeiros, em novo balanço divulgado na noite desse domingo (27), ainda há 305 pessoas desaparecidas

casarao
GERAL

Deslizamento de terra destrói casarão histórico em Ouro Preto; veja vídeos

Defesa Civil afirma que não houve feridos

Homem morre eletrocutado em telhado de residência em Santana do Paraíso
GERAL

Homem morre eletrocutado em telhado de residência em Santana do Paraíso

Vítima identificada foi encontrada sem vida sobre o telhado de uma casa; equipes suspeitam de descarga elétrica.

PRF flagra homem com 600 jabutis escondidos em malas de ônibus
GERAL

PRF flagra homem com 600 jabutis escondidos em malas de ônibus

Filhotes seriam levados da Bahia para a Baixada Fluminense, onde seriam vendidos ilegalmente; parte dos animais morreu durante o trajeto