Cruzeiro é a primeira SAF do Brasil a ser revendida

Negociação histórica marca a primeira revenda de uma SAF no futebol brasileiro, com Ronaldo Fenômeno passando 90% das ações para o empresário

Por Plox

30/04/2024 13h37 - Atualizado há mais de 1 ano

Pedro Lourenço tornou-se o novo gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro. O acordo foi selado nesta segunda-feira, com a transferência de 90% das ações detidas anteriormente por Ronaldo Fenômeno. O negócio, que ainda aguarda aprovação do CADE e de associações pertinentes, foi realizado entre a Tara Sports, empresa de Ronaldo, e a BPW Sports Participações Ltda, vinculada a Lourenço.

Veja o vídeo: 

 

Os detalhes da negociação foram finalizados na Toca da Raposa, centro de treinamento do Cruzeiro, onde Gabriel Lima, CEO da gestão atual, anunciou que, apesar do acerto, há trâmites legais a serem seguidos. Ele destacou que a transação segue sob cláusulas de confidencialidade e não revelou os valores envolvidos.

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

 

Ronaldo expressou um misto de sentimentos sobre a venda, destacando a sensação de dever cumprido. "Inevitável não lembrar dois anos e quatro meses atrás quando assumi esse desafio... mas hoje posso dizer que entrego o Cruzeiro com tranquilidade", disse ele, enfatizando que o clube estava em situação delicada quando tomou para si a responsabilidade de sua gestão.

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

 

Pedro Lourenço, por sua vez, destacou seu vínculo emocional com o clube como motivação principal para a aquisição. "É a paixão que tenho pelo Cruzeiro. Estamos comprando a SAF não só comercialmente, mas pelo amor que tenho pelo clube", afirmou o novo gestor, que também agradeceu a Ronaldo e sua equipe pelo trabalho realizado até então.

O acordo marca não só uma mudança significativa na administração do Cruzeiro, mas também um marco no futebol nacional, sendo esta a primeira vez que uma SAF é revendida no Brasil. O processo ainda incluirá uma revisão formal pelos órgãos reguladores antes de ser finalizado oficialmente.

Destaques